PREFEITO ALTOMANI VÊ ATERRO COMO EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE PDF Imprimir E-mail

altO prefeito Paulo Altomani deu a largada para a construção de um novo tempo na questão ambiental de São Carlos. Nesta quarta-feira (26), ele comandou a solenidade de inauguração do novo Aterro Sanitário de Resíduos Orgânicos – Central de Valorização de Resíduos de São Carlos (CVR), localizado no quilômetro 162+500 mts, na rodovia Luiz Augusto de Oliveira (SP-215), sentido Ribeirão Bonito.

 

Obedecendo fielmente as normas estabelecidas pela CETESB, o novo aterro tem capacidade de recebimento de 346 toneladas/dia, ou 46.079,55m³ de resíduos sólidos domiciliares. A capacidade final do empreendimento será de 2.777.860,00m³, ou 2.222.288 toneladas, com vida útil estimada em 22 anos.

 

Com licença de operação e manutenção sob a responsabilidade da São Carlos Ambiental, o aterro vai proporcionar, de imediato, uma economia de R$ 400 mil para a Prefeitura Municipal, que deixa de pagar pelo transbordo dos resíduos até Guatapará. Após a inauguração, Altomani disse que o dinheiro economizado será investido em outras obras, principalmente, na Saúde e Educação. Mas destacou como prioritária, a questão ambiental. “É mesmo um novo tempo para a nossa cidade. Destinação de resíduos orgânicos é hoje uma preocupação mundial. Com a inauguração do aterro passamos a integrar o bloco das cidades que lutam para ser ambientalmente corretas. Vamos seguir investindo nesse setor, incentivando a coleta seletiva e a destinação correta do lixo, tendo sempre o aterro como exemplo de sustentabilidade”, disse. “Conscientizando a sociedade dessa necessidade, certamente deixaremos uma cidade sustentável e humana para os nossos filhos e netos”, completou Altomani.

 

O secretário de Serviços Públicos, José Carlos Correa, falou da felicidade em poder anunciar a inauguração do aterro, 23 dias após assumir a sua Secretaria. “Com certeza, através deste aterro, não teremos mais problemas técnicos e os benefícios serão muitos, no aspecto econômico e também ambiental”.

 

O gerente da São Carlos Ambiental, Luis Lemos, ressaltou todo o resíduo coletado na cidade, 180 toneladas por dia, irá para o novo aterro. “Aqui o material passará pela pesagem, fiscais da prefeitura vão conferir peso e condições do veículo e só então teremos o descarregamento na célula”. Ele ainda explicou que, diariamente, o lixo será coberto para não ocorrer proliferação de vetores ou roedores. “O CVR atende à Política Nacional de Resíduos, que entrará em vigor em agosto de 2014, com duas proteções mecânicas para evitar qualquer tipo de contato com o solo”, garantiu.

 

(27/06/2013)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos