PREFEITURA E EMBRAPA REALIZAM DIA DE CAMPO, COM A INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA BIODIGESTORA, EM JULHO PDF Imprimir E-mail

Com o objetivo de contribuir com as ações de saneamento básico em São Carlos, o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, esteve na Embrapa Instrumentação, acompanhado do diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Clovis Biscegli e do assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, André Vilar, onde foi determinada a realização, no dia 9 de julho, de um Dia de Campo para divulgação do saneamento básico rural e instalação da fossa séptica biodigestora, no condomínio Valparaiso II.

 

Eles também discutiram as possibilidades de utilização de outras tecnologias, entre as quais, o Clorador Embrapa e o Jardim Filtrante.

 

A reunião contou, ainda, com Luiz Henrique Capparelli Mattoso, chefe geral do Centro de Pesquisa; João Naime, chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento; Edilson Fragalle, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia; Wilson Tadeu Lopes da Silva, pesquisador que coordena os trabalhos em saneamento básico rural e Márcio Boralli, diretor da Aliança Orgânica (integrante de um programa de incubação de empresas coordenado pela Embrapa).

 

Segundo Tundisi, o evento busca divulgar aos proprietários de chácaras e sítios da região, uma tecnologia simples e de baixo custo para tratar o esgoto do vaso sanitário. “Visamos minimizar os impactos causados ao meio ambiente, através do descarte inadequado nas conhecidas fossas negras”, explicou.

 

A Embrapa Instrumentação e a Prefeitura Municipal de São Carlos realizam ações conjuntas relacionadas ao saneamento básico rural, que incluem desde a parceria em eventos para discussão do tema e, principalmente, a utilização de tecnologias já disponíveis, de fácil manuseio e baixo custo.

 

A fossa séptica biodigestora é uma tecnologia desenvolvida na Embrapa, para o tratamento do esgoto sanitário gerado em residência rural. O sistema permite o tratamento do esgoto de forma simples, eficiente, barata e sem odores desagradáveis ou proliferação de insetos transmissores de doenças. Ao final, o líquido tratado não é descartado em sumidouros, mas utilizado no solo como fertilizante, principalmente em pomares, aumentando a produtividade agrícola de forma ambientalmente adequada. 

 

(21/06/2013)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos