DEFESA CIVIL REGISTRA 35 DIAS SEM CHUVA EM SÃO CARLOS
DEFESA CIVIL REGISTRA 35 DIAS SEM CHUVA EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

A Defesa Civil de São Carlos, órgão ligado à Secretaria Municipal de Governo, registrou, nesta quarta-feira (22), 35 dias de ausência de chuva em São Carlos. Em função do tempo seco, a umidade relativa do ar apresentou queda, chegando ao nível de atenção, conforme escala da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o diretor da Defesa Civil, Claudionor Alves de Souza, a umidade do ar chegou, na terça-feira (21), a 24%. Às 15h desta quarta-feira (22), a umidade do ar registrou 30%.

“As últimas previsões meteorológicas mostram que até o dia 31 de agosto não teremos chuvas na cidade, portanto o cidadão precisa tomar alguns cuidados para não sofrer as consequências que o tempo seco acarreta”, diz o diretor da Defesa Civil.

A Defesa Civil recomenda que se evite a prática de exercícios físicos entre 11h e 15h, intervalos em que a qualidade do ar piora. Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, recipientes com água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol são as outras dicas. “Com o tempo seco, outro tema que desperta a atenção da Defesa Civil e dos Bombeiros é a queimada urbana. O incêndio em terrenos, por exemplo, traz consequências à saúde da população e ao meio ambiente. As queimadas são crimes previstos em lei e se alguém flagrar essa situação denuncie”, afirma Claudionor.

A Defesa Civil atende denúncias pelo telefone 199. A Coordenadoria de Meio Ambiente presta o mesmo tipo de serviço por meio do número (16) 3364- 3269.

Água - O Centro de Operação e Controle de Abastecimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) registrou um aumento no consumo de água entre 10% e 15%. A baixa umidade do ar e a elevação da temperatura são os fatores que determinam a elevação no consumo.

Os dias de maior consumo são sextas-feiras, sábados, domingos e segundas-feiras. Dicas de economia de água podem ser encontradas no site www.saaesaocarlos.com.br. Problemas de abastecimento devem ser comunicados por telefone 0800-111 064 (ligação gratuita).

 

(22/08/2012)



Compartilhe essa informação