Notícias Anos Anteriores
CENTRO DE REFERÊNCIA MULHER APRESENTA BALANÇO DURANTE COMEMORAÇÃO AOS 6 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA |
Em comemoração aos 6 anos da criação da Lei Maria da Penha, o Centro de Referência da Mulher, serviço oferecido pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social de São Carlos, apresentou um balanço dos atendimentos realizados desde a sanção da Lei.
Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, dentre as várias mudanças promovidas pela Lei Maria da Penha está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A Lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006.
O encontro reuniu mulheres de São Carlos, profissionais de diversas áreas e promotoras legais e foi realizado no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que engloba o Centro de Referência da Mulher.
Durante a reunião, a psicóloga Priscila Cugler apresentou dados de violência contra a mulher, especificamente as atendidas pelo Centro. De agosto de 2006, quando foi sancionada a Lei, até julho de 2012 o Centro atendeu 882 mulheres, sendo que 156 foram encaminhadas para a Casa Abrigo. Trata-se de um número expressivo, já que de 2001 a 2012 o Centro atendeu 1.153 mulheres e 230 foram abrigadas.
Das 882 mulheres atendidas desde 2006, o maior número refere-se à violência física, com 610 casos. Em seguida, a violência psicológica é a mais expressiva, com 573 casos.
Outro dado exposto durante o encontro foi o perfil dos agressores. Na maioria das vezes, mais precisamente em 64% dos casos o agressor é o próprio cônjuge.
O objetivo do Centro de Referência da Mulher, que oferece atendimento o ano todo, é proteger e discutir temas que favoreçam a mulher. Os encontros acontecem semanalmente, às quintas-feiras, das 14h às 16h e todas as mulheres interessadas estão convidadas a participar. Durante os encontros, o grupo desenvolve diversos tipos de atividades, trabalhos manuais e estudos.
Fotos: Mariucha Magrini/PMSC (08/08/2012) Compartilhe essa informação
|