PREFEITURA ENTREGA CAIXAS DE AFRICANIDADES PARA ENSINO ÉTNICO-RACIAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
PREFEITURA ENTREGA CAIXAS DE AFRICANIDADES PARA ENSINO ÉTNICO-RACIAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura entregou na tarde desta quinta-feira (31), no CEMEI Walter Blanco, no Santa Felícia, 5 Caixas de Africanidades contendo material pedagógico para o ensino étnico-racial nas escolas municipais.

O evento contou com a participação do prefeito Oswaldo Barba, dos secretários municipais, Lourdes Moraes (Educação), Tânia Castilho (Cidadania e Assistência Social) e Antonio Carlos Thobias Júnior (Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia), do vereador Ronaldo Lopes, do chefe de da Divisão de Ação Cultural, Valdir Raimundo Júnior, da diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Hilda Monteiro, do administrador regional, Denis Anselmo, da coordenadora do Ponto de Cultura Teia das Culturas Entrelaçando Saberes, Vivian Parreira, e da diretora do CEMEI Walter Blanco, Andrea Blota Sanches.

Para a aquisição do material foi investido pouco mais de R$ 14 mil. Cada caixa contém 64 livros de literatura infantil, instrumentos musicais, tecido e CDs, que circularão em todos os CEMEIs.

A Secretaria Municipal de Educação tem realizado algumas ações para a implementação das Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e dos Povos Indígenas (Resolução CME nº 005/2009).

No início do ano ocorreu o Curso de Formação para gestores e professores da educação infantil “A gestão e a promoção da igualdade racial: compromisso para uma educação igualitária”.

A partir desta formação, cada unidade elaborou o seu projeto Institucional e durante todo o ano letivo estará desenvolvendo ações em Educação para as Relações Étnico-raciais.

Com o objetivo de enriquecer e viabilizar a implementação deste trabalho está sendo disponibilizada a “Caixa de Africanidades” contendo materiais pedagógicos que subsidiarão as práticas educativas que promovam a inserção da diversidade étnico-racial em todos os tempos e espaços da instituição escolar.

O objetivo é que os CEMEIS se efetivem como ambiente de vivências e experiências que possibilitem às crianças a aprendizagem da diversidade étnico-racial como parte integrante dos conhecimentos necessários para a construção de uma sociedade democrática e igualitária.

Para o prefeito Oswaldo Barba, que mencionou os investimentos da Prefeitura na ordem de 33% do orçamento na área da educação, o ensino étnico-racial tem uma importância muito grande para as crianças.

“É muito importante nossas crianças conhecerem a cultura africana. Com as Caixas de Africanidades que estamos disponibilizando para a rede, contendo livros da literatura infantil e instrumentos musicais, o ensino terá um atrativo maior e irá despertar o interesse das crianças”, finalizou Barba.

Fotos: Carlinhos Oliveira/PMSC

(31/05/2012)


Compartilhe essa informação