MORADORES DO CIDADE ARACY RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE MALEFÍCIOS DO CIGARRO
MORADORES DO CIDADE ARACY RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE MALEFÍCIOS DO CIGARRO PDF Imprimir E-mail
5-orientacoes-tabaco-1_sitePara conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro as equipes de saúde das Unidades de Saúde da Família (USF) da região do Cidade Aracy realizaram na quarta-feira (30), uma campanha de orientação sobre a importância de parar de fumar.

A iniciativa realizada pelo segundo ano consecutivo sob coordenação do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA) da Secretaria Municipal de Saúde aconteceu na avenida Vicente Laurito entre as ruas Miguel Rodrigues e Orestes Mastrofrancisco. Para os profissionais de saúde é importante investir na divulgação do tema e consequentemente sensibilizar para a prática da promoção de saúde e prevenção de doenças causadas pelo tabaco. O DGCA vai iniciar agora a adesão da população para o grupo “Sem Tabaco” com novos eventos de orientação na USF Presidente Collor.

Histórico - O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, é uma data que tem como objetivo divulgar para população os perigos do uso do tabaco, as estratégias das companhias para seduzir os jovens a iniciar no tabagismo, as ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve para controlar a epidemia do tabagismo no mundo, assim como, o que a sociedade pode fazer para reivindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e proteger as gerações presentes e futuras. A data foi criada em 1987, pela OMS.

Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: uso de agrotóxicos, adoecimento dos fumicultores, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.

(31/05/2012)


Compartilhe essa informação