USP COMEMORA 10 ANOS DO CURSO DE ENGENHARIA AERONÁUTICA
USP COMEMORA 10 ANOS DO CURSO DE ENGENHARIA AERONÁUTICA PDF Imprimir E-mail
2-10-anos-aeronautica-USP-3_siteO prefeito Oswaldo Barba participou na sexta-feira (25), da comemoração dos 10 anos de fundação do curso de Engenharia Aeronáutica da USP (Universidade de São Paulo). O evento foi conduzido pelo coordenador do curso, professor Fernando Catalano.

Também prestigiaram a solenidade, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o vice-prefeito, Emerson Leal, o deputado Federal, Newton Lima Neto, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Antonio Carlos Tobias Júnior, o assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura, Emiliano Saran Azevedo, o diretor da Escola de Engenharia da USP, professor Geraldo Roberto Martins da Costa, o Brigadeiro Edgard de Oliveira, representando o Instituto Arruda Botelho, o engenheiro e astronauta, Marcos Pontes, o presidente da Comissão de Graduação da Escola de Engenharia da USP, professor Eduardo Oleto Pires, representante do RH da Embraer, engenheiro Simão Lauro de Souza e a vice-presidente do RH da Helibrás, Ana Renó.

Em sua fala, o prefeito Barba destacou a importância do curso para o desenvolvimento do setor no país e o avanço da cidade e região. “É um orgulho para a cidade de São Carlos ter um curso, professores e alunos da competência e comprometimento de vocês. A Prefeitura incentiva e procura investir no nosso polo aeronáutico temos buscado a internacionalização do aeroporto, além de estimular mais empregos, cursos e oportunidades na área”, destaca o prefeito.

O curso de Engenharia Aeronáutica tem 200 alunos matriculados e já formou 180 engenheiros aeronáuticos. Fundado em uma resposta da USP à demanda crescente desse tipo de engenharia, o curso, lançado há 10 anos, foi relembrado pelo deputado Federal, Newton Lima e que na época era o prefeito da cidade e incentivador do projeto. “Estávamos aqui há 10 anos, como sonhadores, plantando uma semente e hoje voltamos para comemorar este curso já consolidado. Além disso, São Carlos ofereceu estrutura para os profissionais da área atuarem, como o curso de tecnólogo em manutenção de aeronaves, entre outros”, resume o deputado.

Para o coordenador do curso, Fernando Catalano, os alunos de Engenharia Aeronáutica estão atuando em diversas áreas do setor. “É um curso bastante exigente e que requer uma formação sólida. Além dos nossos excelentes alunos e professores, temos os melhores equipamentos e máquinas. Estamos caminhando muito bem”, disse o coordenador do curso, agradecendo o apoio da Prefeitura.

O curso sempre esteve entre os mais procurados da área de exatas, com notas de corte no vestibular da Fuvest entre os três maiores. Os engenheiros aeronáuticos egressos desse curso compõem mais de 90% dos engenheiros do país atuando na Embraer, Anac e grandes empresas aéreas.

Fotos: Ticiana Leão/PMSC

(28/05/2012)


Compartilhe essa informação