MUTIRÃO CIDADE LIMPA JÁ VISITOU MAIS DE 74 MIL IMÓVEIS
MUTIRÃO CIDADE LIMPA JÁ VISITOU MAIS DE 74 MIL IMÓVEIS PDF Imprimir E-mail
8-mutirao-dengue-foto-Manoel-Virginio-3_siteA Secretaria de Saúde de São Carlos, por meio da Vigilância Epidemiológica (Vigep), informa que se encerra no final deste mês a 10ª edição do Mutirão Cidade Limpa, ação preventiva de combate à dengue realizada pela Prefeitura que está visitando desde dezembro do ano passado todos os bairros da cidade. Já foram visitados mais de 74 mil imóveis.

Além de recolher entulhos, materiais, objetos ou utensílios que poderiam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue, por onde o mutirão passa os agentes de combate a endemias também distribuem folhetos educativos sobre a doença explicando as formas de prevenção nas residências e pontos comerciais.

Balanço – Os agentes de combate a endemias percorreram 3.177 quadras para visitar 74.421 imóveis. Destes 59.780 puderam ser vistoriados e 12.641 estavam fechados e vão receber nesta reta final do Mutirão nova visita dos agentes de combate a endemias. Durante a visita aos imóveis foram retirados 247.930 mil quilos (378 caminhões) de objetos ou utensílios que poderiam ser de criadouros do mosquito da dengue.

Até o momento São Carlos registrou 20 casos confirmados de dengue sendo 11 autóctones e 9 importados de pessoas que viajaram para outros municípios e voltaram para a cidade com a doença. Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram identificados 170 casos suspeitos, dos quais 134 foram confirmados como negativos e 16 estão aguardando resultado.

Dados do Grupo de Vigilância Estadual (GVE XII Araraquara) apontam que até a primeira quinzena de maio outros municípios do mesmo porte de São Carlos registraram mais casos de dengue. Araraquara, por exemplo, registrou 45 casos da doença (42 casos autóctones e 3 importados), e Matão 130 casos (125 autóctones e 5 importados).

Em São Carlos as ações de bloqueio com controle de criadouros e busca ativa de casos novos, segundo a Vigep, foram desenvolvidas desde o início da suspeita, complementados com a nebulização.

Para o prefeito Oswaldo Barba, o baixo número de casos de dengue apresentados no município é fruto do esforço concentrado do trabalho preventivo feito pela Prefeitura através do Mutirão, do trabalho diário dos agentes de combate a endemias. “E, sobretudo, pela colaboração da população que já entendeu a importância de se evitar água limpa e parada e eliminar criadouros na sua casa e região”, frisou.

O Mutirão Cidade Limpa é realizado anualmente entre os meses de dezembro e maio, período de maior incidência da doença, entretanto as ações de combate a dengue seguem o ano todo na rotina das ações de prevenção contra a dengue.

Fotos: Manoel Virginio

(16/05/2012)


Compartilhe essa informação