BARBA PARTICIPA DO 3º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA EUCLIDES DA CUNHA
BARBA PARTICIPA DO 3º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA EUCLIDES DA CUNHA PDF Imprimir E-mail
O prefeito Oswaldo Barba participou na tarde desta quinta-feira (26), da comemoração do 3º aniversário da Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha, vinculada ao SIBI – Sistema Integrado de Bibliotecas, inaugurada no dia 30 de abril de 2009.

A comemoração contou com a presença do vereador Lineu Navarro, Líder do Governo na Câmara Municipal, da secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, da diretora do SIBI, Claudete Sacomano, do administrador regional da Vila Prado, Vagner dos Santos, da diretora do CEMEI Carmelita Rocha Ramalho, Rosana Maria Penalva Reali, e da supervisora daquela Biblioteca, Fátima Aparecida Gonçalves Ciapina.

A Cia. Tárcio Costa apresentou logo após a solenidade de comemoração dos 3 anos da Biblioteca, aos alunos e convidados, o espetáculo “Euclides da Cunha e Outros Sertões”.

Atualmente a Biblioteca Euclides da Cunha, que tem cerca de 4 mil leitores cadastrados, conta com 13.456 volumes, jornais diários e muitas revistas e gibis em seu acervo. Além disso, realiza constantemente diversas atividades culturais de incentivo à leitura. Oferece ainda acesso livre à internet.

Nestes 3 anos a quantidade de leitores que frequentam a Biblioteca Euclides da Cunha tem crescido bastante. Durante 2011 foram efetuados 29.178 empréstimos domiciliares e 2.102 consultas locais.

A secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, destacou o crescimento dos trabalhos do SIBI, enaltecendo o empenho dos profissionais que trabalham nas bibliotecas.

“Com o apoio do prefeito Oswaldo Barba, a quem eu quero agradecer de publico, nós conseguimos inaugurar essa Biblioteca que vem se tornando um espaço de referência para a comunidade aqui da Vila Prado e de outros bairros. Agradeço também aos diretores das nossas escolas, aos professores e, especialmente, aos cidadãos que gostam de leitura, pois essa Biblioteca foi concebida pensando neles”, finalizou Lourdes.

Para o prefeito Oswaldo Barba, a cidade de São Carlos tem que comemorar o numero de bibliotecas existentes. Ele lembrou que a cidade tem cerca de 850 mil livros, o que significa quase 4 livros por habitante.

“Uma pessoa pode saber se tem um livro nas nossas bibliotecas públicas acessando a internet e digitando o nome do livro que está procurando. A partir daí ele vai saber em qual biblioteca aquele livro está. Temos o Barganha Book, projeto importante onde as pessoas podem trocar livros. Tudo isso é motivo de comemoração, assim como o aniversário da Biblioteca Euclides da Cunha”, concluiu Barba, ao puxar o parabéns para você, em homenagem ao aniversário da Biblioteca.

Programação de Aniversário:

No sábado (28), ainda como parte das comemorações de aniversário da biblioteca, estão previstas diversas atividades que integram também o programa de ações da Divisão de Incentivo à Leitura, desenvolvido pelo SIBI. Confira:

10h - Palestra: O que é Esperanto? Com Aparecida e Gilberto Menegasso;
20h - Contação de História Indígena a partir da obra de Daniel Munduruku– Divisão de Incentivo à Leitura;
21h - Apresentação do Rap sobre Canudos e Euclides – apresentação de vídeo com a temática Euclidiana – leitura coletiva de cordel sobre Canudos – Teatro Poronga;
Após as 22h serão desenvolvidas atividades durante o Acantonamento a ser vivenciado pelo Grupo Escoteiro São Carlos – Tropa Lobinhos denominada Uma noite na Biblioteca: olhos voltados para o céu, mas sempre alerta! que propõe uma ação cultural que visa oferecer ao público um contato mais intenso com nossos espaços;
- Exibição do curta-metragem A Traça Teca.  Rocambole Produções. O diretor do curta, Diego Doimo, estará presente para uma conversa com os lobinhos;
- Observação do céu com a equipe do Centro de Divulgação da Astronomia (CDA) da USP;
- Palestra de meia hora sobre Orientação e Reconhecimento do Céu, pelo físico André Luiz da Silva;
- Palestra de meia hora sobre Do Caos à Urânia: um passeio pela Mitologia Grega, pelo educador Adilson Marques;
Todas as atividades estão abertas para a comunidade, com exceção do acantonamento.


(26/04/2012)


Compartilhe essa informação