FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA ENTREGA PUBLICAÇÕES A 60 INSTITUIÇÕES
FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA ENTREGA PUBLICAÇÕES A 60 INSTITUIÇÕES PDF Imprimir E-mail
A Fundação Pró-Memória de São Carlos entregou na tarde desta quinta-feira (20), nove publicações entre monografias e videodocumentários para 60 instituições de ensino da cidade.

A cerimônia de entrega aconteceu no auditório Octávio Damiano, na Estação Cultura, e contou com a participação do prefeito Oswaldo Barba, da diretora presidente da Fundação, Ana Lúcia Cerávolo, da secretária de Educação, Lourdes Moraes, e da Dirigente Regional de Ensino de São Carlos, Débora Gonzalez.

Entre as publicações entregues às escolas municipais, estaduais, particulares e a todas as bibliotecas da cidade, estão a coleção de monografias “O caminho das artes marciais em São Carlos: contribuições do Karatê-do e de outras artes japonesas” (vencedora da quinta e última edição do concurso de monografia da Fundação), “Memórias da Chuva”, “Aspectos da instrução pública em São Carlos na segunda metade do século XIX”, “Comunismo Não!”, “Professor Ideal em Excelsior” e “Formação da indústria no interior paulista”; os livros “Versos da Terra” e a “A Guerra de Canudos em Quadrinhos”; todos os volumes do Projeto Percursos; e três videodocumentários “Flores de Maio – História da Comunidade Negra de São Carlos”, “Dekasseguis” e “Santa Eudóxia”.

Antes da entrega, Ana Cerávolo explicou todos os projetos e suas importâncias culturais à cidade ampliando o leque de referências sobre histórias de São Carlos.

“Com a distribuição desse kit, iremos difundir informações culturais por toda a cidade e facilitar a pesquisa da população, pois esses temas são bastante procurados no nosso arquivo. Também gostaria de ressaltar o trabalho que a Fundação realiza levando grupos monitorados a lugares da nossa cidade para que conheçam a história de São Carlos, como a visita ao bonde, visitas ao arquivo público e, principalmente, o Projeto Percursos que reúne 75 destinos de visitação”, declarou Ana.

Para o prefeito Barba é um privilegio para São Carlos ter uma Fundação que preserva a história e os acontecimentos do nosso município. “É muito importante que as pessoas tenham acesso às histórias da nossa cidade, pois muitas vezes o que ouvimos são contos e ficção, então esses registros além de resgatarem os acontecimentos do passado, levarão cultura e irão complementar o que os alunos estudam na sala de aula”.


(20/04/2012)


Compartilhe essa informação