EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: PROJETO CAPACITA CRIANÇAS
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: PROJETO CAPACITA CRIANÇAS PDF Imprimir E-mail
3-Na-Pista-Certa-17_siteCom a proposta de conscientizar as crianças de 5 a 9 anos sobre a educação e sinalização de trânsito São Carlos sedia até sexta-feira (20), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no ginásio municipal José Eduardo Gregoracci, localizado na rua Alberto Lanzoni, no bairro Santa Felícia, o Projeto “Na Pista Certa”.

A iniciativa, realizada em São Carlos pelo segundo ano consecutivo é uma realização da Fundação MAPFRE em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito de São Carlos, coordenada pela Divisão de Educação para o Trânsito.

Os participantes assistem uma contação de história, dentro de uma carreta própria da Fundação MAPFRE e em seguida participam de uma vivência prática em uma mini-cidade montada dentro do ginásio do Santa Felícia.

A ação conta com a participação de monitores preparados, que por meio de métodos pedagógicos inovadores, transformam as aulas de trânsito em uma divertida brincadeira para toda garotada. Os visitantes contam com um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante, além de receberem instruções relacionadas à inclusão social. Ao mesmo tempo, os visitantes que comparecerem ao local aprenderão sobre placas, faixas, mãos-de-direção, segurança do condutor, comportamento, uso do cinto, limites de velocidade e valores comportamentais, como o respeito ao próximo e ao meio ambiente.

O projeto integra as ações educativas desenvolvidas pelo Programa de Educação para o Trânsito de São Carlos que tem como objetivo conscientizar e capacitar crianças, jovens e adultos a terem comportamentos corretos e seguros no trânsito, em prol da valorização da vida.

Para o prefeito Oswaldo Barba o projeto Pista Certa é uma campanha excelente de educação para o trânsito e vem complementar todo o trabalho que a Prefeitura já realiza nas escolas durante todo o ano. “Percebemos que elas aprendem muito rápido e tenho certeza que tudo o que as crianças aprenderam aqui vão cuidar para que os pais respeitem a legislação de trânsito. A educação para o trânsito específica para crianças é fundamental porque é nesta faixa etária que a gente consegue introduzir conceitos novos de respeito ao próximo e as regras de trânsito, conhecimento que será complementado com o curso de formação dos novos condutores nas autoescolas”, ressalta o prefeito.

A secretária de Transporte e Trânsito, Regina Romão, destaca que a iniciativa é importante “para que os alunos possam ser multiplicadores do conhecimento e respeito à legislação de trânsito. A vivência do curso eles guardam para o resto da vida e passam para os pais”.

Até o dia 20 de abril, as atividades estão direcionadas às escolas municipais, estaduais e particulares previamente agendadas. A estimativa da coordenação do projeto é a de que devem participar das atividades cerca de 1.000 crianças e adolescentes.

(17/04/2012)


Compartilhe essa informação