SÃO CARLOS GANHA REDE CICLOVIÁRIA
SÃO CARLOS GANHA REDE CICLOVIÁRIA PDF Imprimir E-mail
São Carlos acaba de ganhar um plano para a instalação de Rede Cicloviária, com o objetivo de expandir e melhorar a mobilidade com meios de locomoção alternativos na cidade. O lançamento do Plano Cicloviário foi realizado nesta quarta-feira (11), no auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal.

Compareceram ao lançamento, o prefeito Oswaldo Barba, o vereador, Lineu Navarro, a secretária de Transportes e Trânsito, Regina Romão, o secretário de Obras, Jairo Sales e o presidente da Associação São-carlense de Ciclismo, Cristian Reis. O vereador Ronaldo Lopez também prestigiou o lançamento, além de secretários municipais, servidores e ciclistas da cidade.

Para o prefeito Barba, o lançamento do plano que irá complementar a rede cicloviária do município é um passo fundamental para o avanço dos transportes alternativos em São Carlos. Durante o evento, Barba apresentou o plano às pessoas presentes e respondeu a perguntas sobre o tema.

“Fizemos uma pesquisa e foi comprovado que 3% da população de São Carlos utiliza a bicicleta como meio de transporte, número que deve aumentar muito com a instalação da rede cicloviária, que irá oferecer condições adequadas e mais segurança para os ciclistas”, destaca.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana prioriza os transportes públicos e não motorizados e São Carlos antecipando os novos princípios e diretrizes que a Lei nº. 12.587 de 3 de janeiro de 2012, já sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e que entrará em vigor nesta sexta-feira (13), apresentou o seu plano cicloviário.

O projeto conta com o apoio das secretarias de Transporte e Trânsito, Planejamento e Gestão e Obras Públicas, e representa um investimento da Prefeitura de R$ 300 mil. A previsão para a finalização desta etapa da rede é de curto prazo, ainda para este semestre.

A primeira etapa da rede será implantada nos seguintes locais: Ciclovia dos Estudantes, na extensão da avenida Trabalhador São-carlense (1,840 metros), Ciclovia das Artes, na avenida Francisco Pereira Lopes (2,54 metros), Ciclovia do Parque Linear das Torres, na avenida Tancredo Neves e rotatória do Cristo (2,3 metros), Ciclovia do Comércio, na avenida Comendador Alfredo Maffei (2,8 metros) e a Ciclovia do Comércio, na Comendador Alfredo Maffei, no trecho da Chaminé (2,539 metros).

Ao todo são mais de 24 quilômetros de percurso nesta etapa e ainda mais 17 quilômetros em uma segunda etapa, totalizando 41 quilômetros de ciclovias a serviço dos ciclistas do município.

Paraciclos – A Prefeitura de São Carlos realizou recentemente a instalação de 60 paraciclos para o estacionamento de bicicletas distribuído por praças e locais públicos da cidade.

(12/04/2012)


Compartilhe essa informação