VIVA O BROA: PREFEITOS DISCUTEM FORMALIZAÇÃO JURÍDICA DO CONSÓRCIO
VIVA O BROA: PREFEITOS DISCUTEM FORMALIZAÇÃO JURÍDICA DO CONSÓRCIO PDF Imprimir E-mail
Os prefeitos Oswaldo Barba (São Carlos), Omar de Oliveira Leite (Itirapina) e Antônio Benedito Salla (Brotas) se reuniram na tarde de terça-feira (10), em São Carlos, para tratar do Consórcio “Viva o Broa”. Na pauta do encontro, houve a apresentação do relatório de atividades para o segundo semestre, priorizando as ações do grupo gestor do consórcio, relacionadas ao meio ambiente, saneamento, turismo, entre outros temas.

Também nessa fase, os departamentos jurídicos dos três municípios vão atuar na formalização jurídica do consórcio, com base na Lei 11.107/2005, Decreto 6.017/2007, que dispõe sobre as normas para a contratação de consórcios públicos.

Barba aproveitou a ocasião para informar sobre as atividades esportivas que devem movimentar o turismo regional, como o Mundial de Balonismo em 2014 e o Pré-Olímpico de Vôlei Feminino, que acontece entre os dias 9 e 13 de maio, em São Carlos, e que reunirá as seleções do Brasil, Colômbia, Uruguai, Argentina, Peru e Chile.

“Os eventos acontecem em São Carlos, mas pensamos na economia regional. E o turismo é um dos segmentos que se beneficia desses grandes acontecimentos”, disse Barba.

Omar lembrou que, de 22 a 24 de junho, acontece o Broa Fly In, que movimenta a aviação brasileira em Itirapina, é organizado pelo Instituto Arruda Botelho e está inserido nas atividades culturais e turísticas com o apoio das três Prefeituras.

O consórcio – Lançado em 2009 em caráter não-oficial, o “Viva o Broa” foi idealizado pelo ex-prefeito e agora deputado federal Newton Lima (PT) e surgiu com o objetivo de despoluir o Broa e traçar estratégias para o desenvolvimento sustentável da região. Além da despoluição da represa, o projeto prevê a revitalização do balneário Santo Antônio, obras de segurança viária no local e nos acessos ao Broa, educação ambiental para moradores e usuários do complexo, ações integradas de turismo ecológico e educativo, além do rastreamento de áreas com potencial turístico. Em julho de 2011, houve a formalização do consórcio.

(12/04/2012)


Compartilhe essa informação