PREFEITURA COMEMORA DIA MUNDIAL DA ÁGUA
PREFEITURA COMEMORA DIA MUNDIAL DA ÁGUA PDF Imprimir E-mail
Barba lança Programa Municipal de Educação Ambiental e guia do SAAE

O prefeito Oswaldo Barba lançou, em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), voltado para alunos da rede municipal de ensino, junto com o Guia Prático do Consumidor do SAAE. O evento também contou com a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, do vice-prefeito, Emerson Leal, da secretaria Municipal de Educação, Lourdes Moraes, do coordenador de Meio Ambiente, Paulo Mancini, do presidente do SAAE, Eduardo Cotrim, dos vereadores Lineu Navarro, Dé Alvim, Ditinho Matheus e Laíde Simões.

A comemoração, que teve a presença de 50 crianças da Escola Municipal de Educação Básica “Maria Ermantina Tarpani Carvalho”, iniciou com a apresentação de um filme para informar as crianças sobre a importância da água, como evitar o desperdício e o trabalho que a cidade desenvolve no tratamento da água realizado pelo SAAE.

Na sequência, Eduardo Cotrim fez a apresentação das ações da autarquia e do Guia Prático do Consumidor do SAAE que consiste em informações de como solicitar os serviços, esclarecimentos sobre os dados constantes da conta de água, do novo padrão de ligação, da medição individualizada, da tarifa social e tem dicas para a economia no consumo que podem ser utilizadas para a redução do valor da conta de água. Além apresentar a estrutura do órgão, como ele funciona, as tecnologias utilizadas, os importantes programas de combate às perdas e do uso regular da água. “Esta cartilha é bastante informativa para a comunidade de São Carlos e as crianças podem inclusive usar para consulta”, esclareceu Cotrim.

Em seguida as crianças, junto com o Prefeito, abriram a exposição de trabalhos realizados por alunos da escola sobre a água.

Na mesma ocasião aconteceu o lançamento do ProMEA e ProMEA na Rede que consiste em desenvolver projetos e atividades que promovam o reconhecimento, a valorização e preservação do patrimônio ambiental e dos recursos naturais, por meio de ações educativas que estimulem o desenvolvimento de pensamentos e atitudes voltadas à sustentabilidade entre os estudantes, professores, educadores e gestores da rede municipal, dentro e fora dos espaços escolares, também propõe as Microbacias como espaços educadores para ações da comunidade escolar e da comunidade do entorno das escolas; a água como tema gerador de ensino-aprendizagem para o aprofundamento das principais questões socioambientais; as escolas como elos das ações na sua microbacia e professores com horas de trabalhos destinadas a atuar como Educadores Ambientais Locais. “Temos trabalhado na educação ambiental desenvolvendo projetos importantes que tem despertado a consciência das pessoas para a importância do cuidado ambiental. Em três anos, nós plantamos aproximadamente sete mil árvores em São Carlos, através de programas como o Disque Árvore, Maternidade Plantando o Futuro entre outros, estamos repondo, paulatinamente, as árvores devastadas ao longo do tempo. Portanto o ProMEA representa um passo importante para a cidade de São Carlos”, destacou Barba.


(22/03/2012)


Compartilhe essa informação