FORMATURA PROMOTORAS LEGAIS, VEJA IMAGENS
FORMATURA PROMOTORAS LEGAIS, VEJA IMAGENS PDF Imprimir E-mail
Barba participa da formatura de mais um turma de Promotoras Legais Populares

Nesta quarta-feira (21), o prefeito Oswaldo Barba participou da solenidade de formatura da segunda turma do curso de Promotoras Legais Populares, mulheres que se capacitaram para serem lideranças capazes de dar orientação a outras mulheres que precisam de apoio para enfrentamento de dificuldades, como a violência doméstica.

O evento, que aconteceu no auditório do Paço Municipal, também contou com a presença da vereadora Laíde das Graças Simões, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Tânia Castilho, a chefe da Divisão de Políticas para as Mulheres, Raquel Auxiliadora e a coordenadora da Aliança Paulista LGBT, professora homenageada da turma e paraninfa, Phamela Godoy. 

Nesta turma 25 mulheres se formaram, entre representantes da sociedade civil e do Poder Público, e que poderão estimular e criar condições para que as mulheres conheçam seus direitos, leis e mecanismos jurídicos, tornando-as capazes de tomar iniciativas e decisões no sentido do acesso à justiça e à defesa dos direitos humanos.

O prefeito Barba elogiou o projeto que já forma sua segunda turma em São Carlos, cidade que também possui uma Rede de Atendimento, com assistência psicossocial, jurídica e amparo à mulher.

“Já atendemos mais de mil mulheres vítimas de violência em São Carlos, com a Divisão e o Centro de Referência da Mulher. Abrigamos mais de 200 em risco na Casa Abrigo. As promotoras legais irão fortalecer ainda mais essa estrutura já montada em São Carlos, orientando e planejando ações conjuntas”, ressalta o prefeito. São mulheres com idade entre 16 e 60 anos, diferentes ocupações (donas de casa, professoras universitárias, funcionárias públicas), que aprenderam, juntas, o valor da diversidade entre as mulheres.

O curso de Promotoras Legais em São Carlos foi oferecido pela Prefeitura, por meio da Divisão de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, com o apoio da OAB e parceria da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

Resumido em 22 encontros, o curso é ministrado por voluntários, incluindo professores da UFSCar, representantes do movimento social e secretários/as e dirigentes da Prefeitura Municipal.

A oradora da turma e aluna, Josefa Zabine Zucchi discursou para os presentes e elogiou o espaço para o diálogo que o curso propiciou. “Esse é um espaço importante para refletir os direitos das mulheres. Além disso, o curso visa reconhecer a cidadania, com histórias de vida que aqui conhecemos. E agora nós mulheres nos tornamos multiplicadoras do conhecimento direcionado a tantas outras mulheres”, destacou a oradora.

(22/03/2012)



Compartilhe essa informação