Arara Vermelha
Arara Vermelha PDF Imprimir E-mail
5-cartao-arara_site
Criança entrega cartão para Arara Vermelha no Parque Ecológico

Ave de grande porte, com cores exuberantes e cauda longa, a Arara Vermelha é uma das principais atrações, em São Carlos, do Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Viana” da Prefeitura. E foi motivada por essas características que uma menina chamada Bianca entregou um cartão para a ave no último final de semana. Acompanhada da mãe, a criança fez um desenho e o entregou no recinto da ave, que recebeu muito bem, com seus gritos estridentes que são peculiares à espécie, muitas vezes, imitando também a voz dos humanos.

Sem deixar nenhum contato, a menina Bianca está sendo procurada pela administração do Parque, que quer retribuir o carinho dado à arara.

Parque Ecológico - Fundado em 1976, o Parque Ecológico de São Carlos possui uma das mais atuantes histórias de trabalho e pesquisa junto aos animais da fauna sulamericana. O espaço já integrou áreas de fazendas e até mesmo abrigou um estande de tiro do Tiro de Guerra local. Hoje é uma fundação destinada à preservação de animais selvagens e à educação ambiental.

Mantido pela Prefeitura de São Carlos, via Secretaria de Serviços Públicos,  conta também com várias parcerias privadas, além do apoio da Sociedade de Amigos do Parque Ecológico de São Carlos (Sapesc).

Espécies ameaçadas de extinção na América do Sul conseguiram ao longo do tempo se reproduzirem no Parque. São exemplos disso o urso de óculos, a harpia e várias espécies de micos. Filhotes de São Carlos já foram levadas para outros zoológicos do país. Entre os animais mais raros de serem encontrados hoje em estado selvagem e que despertam maior curiosidade dos visitantes estão os lobos-guarás e as onças (pintada, preta, parda e jaguatiricas).
 
O Parque Ecológico de São Carlos está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2 -- Espraiado (ao lado do campus da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar). O recinto permanece aberto para visitação pública, gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 8 às 16h30. Mais informações: 3361-2429

(16/032012)


Compartilhe essa informação