CONSTRUÇÃO CIVIL REÚNE 277 MULHERES EM CURSO
CONSTRUÇÃO CIVIL REÚNE 277 MULHERES EM CURSO PDF Imprimir E-mail
Barba faz abertura de curso de construção civil para mulheres

Com auditório e saguão do Paço Municipal lotado, teve início nesta sexta-feira (16) o curso de construção civil para mulheres. O prefeito Oswaldo Barba participou da aula inaugural, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte. Também compuseram a mesa de abertura do evento, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Emerson Domingues, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Tânia Castilho, a vereadora Laíde das Graças Simões, a diretora do Departamento de Apoio à Economia Solidária e a chefe de Divisão de Políticas para as Mulheres. Os vereadores Dé Alvim, Ronaldo Lopes e Robertinho Mori Roda.  

O projeto do curso, que recebeu o nome de “Mulheres de São Carlos Construindo Autonomia”, é uma parceria das secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social e Trabalho, Emprego e Renda.

O prefeito Barba enfatizou o avanço das mulheres ao conquistarem o mercado da construção civil, antes exclusivamente ocupado por homens. “A Prefeitura está criando oportunidades que permitirão às mulheres terem uma profissão, seu próprio emprego. São empreendimentos solidários. Além disso, temos uma divisão que protege as mulheres,” expôs. Destacou diferenciais que as mulheres possuem para atuar neste mercado, como delicadeza, limpeza e cuidado.

E o objetivo maior do curso é promover a inclusão social das mulheres, estimulando a autonomia, aumentando as possibilidades de trabalho e renda. Algumas das metas do projeto será construir uma Rede Solidária dos Empreendimentos na Construção Civil, uma Central de Trabalhadoras Autônomos (CTA), além de oferecer outros cursos e espaços práticos adequados ao tema. A duração do projeto é de dois anos.

Durante o curso, as 277 mulheres inscritas (o número de vagas inicial era de 150, outras 140 estão em uma lista de espera) receberão, de acordo com a necessidade, passe de ônibus, alimentação, monitor para os filhos (de 5 a 13 anos) e um kit de ferramentas e uniforme.

“A ideia de realizar o curso sempre foi muito bem recebida por mim, porque já tinha a certeza de que as mulheres desempenhariam muito bem esta função, antes só dos homens. São Carlos está crescendo e precisa de mais profissionais para atuar na área da construção civil como vocês mulheres”, finalizou o prefeito.

Para a secretária de Cidadania e Assistência Social, engenheira civil de formação, viabilizar este curso sempre foi uma de suas importantes metas. Para colocá-lo em prática foi necessário o apoio do prefeito Barba e ainda o apoio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda. “Já trabalhei em mutirões de construção na zona Leste de São Paulo e via as mulheres desempenhando aquele trabalho junto com os homens. Fico muito feliz de poder realizar este projeto em São Carlos. As mulheres batalharam muito e ainda batalham para conquistar seus direitos”, relembrou. Emerson Domingues (Trabalho, Emprego e Renda) enfatizou a confiança que as próprias mulheres de São Carlos apostaram no projeto ao se inscreverem e quererem fazer o curso.

Já a vereadora Laíde, única mulher a compor o grupo de vereadores da Câmara, destacou o ineditismo do projeto. “O curso representa um marco no avanço gerado pela luta das mulheres pela igualdade de direitos. E o pensamento de que alguns trabalhos são exclusivos de homens está mudando. É a consciência das pessoas que move o mundo”, destacou Laíde.

(16/03/2012)


Compartilhe essa informação