Dia Lilás
Dia Lilás PDF Imprimir E-mail
Caminhada Lilás marca luta pelos direitos das mulheres em São Carlos

Uma caminhada repleta de mulheres e homens com roupas e adereços lilás marcaram a luta pelos direitos das mulheres. O trajeto teve início na Praça Santa Cruz no último sábado (10) e seguiu até a Praça do Mercado, onde foram oferecidas atividades culturais.

O prefeito Oswaldo Barba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, percorreu todo o trajeto, cumprimentando as mulheres pelo seu Dia Internacional (8 de março) e conversando com a população naquela extensão da avenida São Carlos.

A caminhada, que pede o fim da violência contra as mulheres, faz parte da programação do Mês da Mulher 2012 na cidade. Também compareceram ao evento, o vice-prefeito, Emerson Leal, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Tânia Castilho e a chefe de Divisão de Políticas para as Mulheres, Raquel Auxiliadora.

Barba destacou que São Carlos possui, entre outros órgãos de proteção às mulheres, uma divisão específica para atender a esse público desde 2009. O início se deu em 2002, com a criação da seção de atendimento à mulher.

“E essa luta não pode parar. É nosso dever criar mecanismos de proteção às mulheres, às minorias de modo de geral, e por isso criamos também uma divisão de políticas para a igualdade racial e a diversidade sexual”, enfatizou. 

De 2001 a janeiro de 2012 o Centro de Referência da Mulher atendeu mais de mil mulheres e abrigou mais de 200. De caráter sigiloso, a Casa Abrigo “Gravelina Terezinha Lemes” acolhe mulheres e filhos em situação de risco. Além disso, São Carlos possui dentro da Prefeitura uma rede de atendimento às mulheres, oferecendo assistência psicossocial, jurídica e amparo e proteção.

(12/03/2012)


Compartilhe essa informação