Cantinho Fraterno
Cantinho Fraterno PDF Imprimir E-mail
Barba participa da celebração de 90 anos do Cantinho Fraterno

Uma missa presidida pelo padre Edson, missionário da Sociedade São Vicente de Paulo, comemorou os 90 anos do “Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta”, na noite de segunda-feira (5). A celebração aconteceu na capela do abrigo de idosos.

Após a cerimônia, o prefeito Oswaldo Barba entregou uma placa que lembra o aniversário da entidade ao presidente Luiz Aparecido Baldan. “O Cantinho Fraterno tem uma história maravilhosa de acolhimento aos idosos e a Prefeitura de São Carlos tem a obrigação de contribuir na manutenção dessa entidade filantrópica”, afirmou o prefeito ao lembrar de algumas contribuições ao Cantinho Fraterno.

Entre repasses dos governos municipal, estadual e federal, o abrigo recebe, por ano, cerca de R$ 120 mil para atender 55 idosos. Somente a Prefeitura, em 2011, repassou à entidade, R$ 76 mil, entre verbas do Fundo Municipal de Cidadania e Assistência Social e emendas parlamentares.

A entidade ainda mantém uma estrutura com 43 funcionários, dispostos nos setores de administração e de enfermagem. Por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Prefeitura contribui repassando, gratuitamente, hortifrutis. Os usuários do asilo são atendidos por um médico da saúde da família da Prefeitura. O profissional atende os pacientes do asilo e quando necessário (exames e medicamentos) há o encaminhamento para a rede municipal de saúde.

História
– Há 100 anos, Dona Maria Jacinta recebeu uma grande herança e como era uma pessoa muito religiosa resolveu doar uma parte de suas terras para dar assistência aos idosos. Na escritura de doação, ela destinou o estabelecimento às pessoas idosas de ambos os sexos, sem distinção de raça, condição social, credo político ou religioso. Posteriormente, quem construiu o asilo foram os Vicentinos. O Cantinho Fraterno Dona Marina Jacinta atende pessoas com mais de 60 anos de idade. A cerimônia contou com a presença do presidente do Cantinho Fraterno, Luís Aparecido Baldan, o presidente do Conselho Metropolitano de São Carlos da Sociedade São Vicente de Paulo, Luiz Alberto Botega, a presidente do Conselho Central de São Carlos da Sociedade São Vicente de Paulo, Margareth de Cássia dos Santos Ribeiro, e a secretária de Cidadania e Assistência Social, Tânia Castilho.

(06/03/2012)

 



Compartilhe essa informação