PREFEITURA AMPLIA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO
PREFEITURA AMPLIA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PDF Imprimir E-mail
Prefeitura amplia inclusão nas escolas com o ensino de Libras

O trabalho de inclusão de pessoas com deficiência na Educação através de obras de acessibilidade, contratação de profissionais e aquisição de equipamentos está entre as principais metas da Prefeitura de São Carlos, tanto que diversas ações já foram tomadas neste sentido.

No entanto, a Secretaria de Educação de São Carlos deu um passo a mais para incluir pessoas com deficiência, implantando o Ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em duas escolas da cidade, no CEMEI Ida Vinci Guerra e na EMEB Dalila Galli. A Escola Bilíngue atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

A Escola Bilíngue visa melhorar o ensino dos alunos com surdez, que podem aprender, no ensino regular, o conteúdo escolar em Libras e, no período contrário ao da aula, aprofundar os conhecimentos em Libras. Para isso, a rede municipal conta com professores bilíngues que estão ensinando os alunos ouvintes, outros professores e demais funcionários a se comunicarem com esses alunos com surdez.

“O projeto é importante porque, além de envolver os alunos com surdez, também envolve funcionários e outros alunos que também aprendem a se comunicar em Libras, ampliando o processo de inclusão”, esclarece Vanessa Paulino, Chefe de Divisão em Educação Especial.

A iniciativa surgiu após a identificação, pela Secretaria de Educação de São Carlos, de que alunos com surdez chegavam ao final do Ensino Médio sem estarem alfabetizados completamente. “Nosso objetivo é que os alunos, por meio da Libras, aprendam a Língua Portuguesa e tenham acesso aos diversos conhecimentos. A meta da escola municipal é ampliar a inclusão de alunos com deficiência. Para isso já temos as salas de recursos multifuncionais, a educação física adaptada, o Espaço Braille com cerca de 2 mil livros disponíveis e, agora, a Escola Bilíngue. A Prefeitura está investindo na inclusão dentro das escolas”, esclarece a Secretária de Educação, Lourdes Moraes.

Acessibilidade – A Prefeitura de São Carlos tem investido em acessibilidade e inclusão em escolas e bibliotecas. Só em obras de acessibilidade nas escolas, durante o ano de 2011, foram investidos R$ 226.583,00 em modificações que consistem, principalmente, na eliminação de barreiras arquitetônicas, colocação de piso tátil, adaptação de banheiros (instalação de barras) e instalação de corrimão.

Outro espaço voltado para pessoas com deficiência é o Espaço Braille que, segundo o censo realizado em 2010 pelo Ministério da Cultura, está entre os 9% de bibliotecas municipais que oferecem serviços para deficientes visuais.

O Espaço Braille já atingiu a marca de dois mil livros entre títulos de literatura estrangeira, brasileira, infantil entre outras com linguagem voltada para os deficientes visuais de São Carlos.

Além dos livros em Braille, o Espaço também possibilita o acesso a livros falados que consiste em CD’s com literatura gravada em voz alta. Os livros ainda não estão disponíveis para empréstimo, mas os usuários da biblioteca já têm acesso através dos computadores do local. O Espaço Braille possui cem títulos de livros falados que, em breve, estarão disponíveis para empréstimo. “O Espaço Braille é uma conquista da Prefeitura que, além de oferecer livros, também possui um trabalho de inclusão dos deficientes visuais. Este espaço é uma conquista para São Carlos”, ressalta Lourdes Moraes, secretária Municipal de Educação.

(05/03/2011)


Compartilhe essa informação