Qualificação profissional
Qualificação profissional PDF Imprimir E-mail


Casa do Trabalhador inicia qualificação pelo Time do Emprego

Começaram nesta quinta-feira (1º), na Casa do Trabalhador da Prefeitura de São Carlos, as aulas da primeira turma do programa Time do Emprego, desenvolvido por meio de uma parceria da Prefeitura, via Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, com o governo do Estado.

O Time do Emprego é um programa que atende jovens acima de 21 anos e que visa preparar e orientar os candidatos a conquistar uma colocação no mercado de trabalho, aperfeiçoar as habilidades que esse candidato possui e também orientá-lo na elaboração de currículo e de como se portar no processo seletivo. No dia 6 tem início a primeira turma do Time do Emprego jovem, com idade entre 16 e 21 anos.

O objetivo principal, além de ser desafio do programa, é que todos participantes consigam uma oportunidade no mercado de trabalho. Todas as pessoas têm um perfil profissional e, neste treinamento, serão auxiliadas a descobrirem seu potencial, para que a procura pela oportunidade seja focada e eficiente.

O programa é mais um caminho para que os trabalhadores conquistem seu lugar no mercado de trabalho. O importante do candidato participar do programa é a possibilidade de aumentar suas chances de encontrar um trabalho mais rápido. Ele ainda contará com um acompanhamento no processo de busca e oportunidade de trabalho.

No Time do Emprego ocorrerão 12 encontros com duração de 3 horas cada uma, sendo um por semana. O programa Time do Emprego Jovem é composto por jovens com idade entre 16 e 21 anos onde acontecerão 6 encontros com duração de 3 horas cada, sendo um por semana com duração de 1 mês. Todos os alunos receberão transporte e café da manhã durante os encontros.

Em cada encontro os candidatos praticarão dinâmica de grupo, testes, elaboração de currículo. O programa ainda apresenta o seguinte conteúdo: “orientações gerais sobre o Time do Emprego”; “quem sou eu, minhas habilidades e competências”; “desenvolvimento de currículo”; “formulários de solicitação de emprego e entrevista”; “técnicas da procura de emprego”; “este emprego é para mim”; “mantendo-me saudável”; “testes aplicados pelos empregadores”; “planejamento financeiro” e “trabalho por conta própria”.

Emerson Domingues, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, visitou os alunos durante a primeira aula, fazendo uma saudação em nome do prefeito Oswaldo Barba.

O secretário reiterou que este programa é diferenciado. “Só a qualificação atualmente não é suficiente. Hoje as empresas são exigentes na hora de contratar um profissional, não basta apenas uma avaliação por meio de uma prova, por exemplo. É preciso ter um diferencial para ser contratado”, completou Domingues.

(02/03/2012)


Compartilhe essa informação