Defesa da Vida
Defesa da Vida PDF Imprimir E-mail


Cidade em Defesa da Vida capacitou 800 pessoas na Escola Industrial

Cerca de 800 pessoas entre alunos, professores e pessoal das áreas administrativa e de limpeza do Centro Paula Souza – ETEC “Paulino Botelho”, na Vila Nery, receberam a capacitação sobre os primeiros-socorros e atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória súbita e Acidente Vascular Cerebral. A capacitação foi realizada por profissionais de saúde da UPA da Vila Prado, sob coordenação da supervisora da UPA Regiane Figueira e Carla Sola (Núcleo de Educação em Urgência) e faz parte do programa “Cidade em Defesa da Vida”, parceria da Prefeitura com o Hospital Sírio-Libanês.

O programa promove a multiplicação do conhecimento em que os alunos, depois de capacitados, podem repassar o conhecimento para os familiares e amigos e assim por diante. A capacitação foi feita utilizando um kit fornecido pelo Hospital Sírio-Libanês, contendo um manequim de reanimação chamado Mini-Anne, um DVD e um manual. A escola Paulino Botelho recebeu 5 kits de capacitação que pode emprestar ao aluno para que ele possa multiplicar o conhecimento, demonstrando como é realizado o procedimento que salva vidas.

Histórico – O programa “Cidade em Defesa da Vida” teve início em 2009. Na primeira etapa capacitou 200 profissionais de saúde e outros 425 profissionais, entre auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros que receberam capacitação do Suporte Avançado em Cardiologia (ACLS) e Suporte Avançado em Pediatria (PALS).

Em outubro do ano passado, foram capacitados, na sede da Diretoria de Ensino, 170 professores que contaram, nesta etapa dos treinamentos, com a participação de docentes do Hospital Sírio-Libanês. No ginásio Milton Olaio foram capacitadas 436 pessoas entre pais, parentes e amigos levados pelos alunos e professores das escolas municipais e estaduais, que já haviam sido treinados em etapas anteriores. A Praça Maria Apparecida Rezitano (Mercadão) também recebeu uma etapa de capacitação feita por profissionais de Saúde do SAMU e da UPA Vila Prado.

Os professores da Rede Estadual de Ensino que ainda não se cadastraram para a capacitação do Cidade em Defesa da Vida pode fazê-lo até o dia 30 de março.

Já receberam da Prefeitura o kit de capacitação as escolas EMEB Afonso Fiocca Vitalli, EMEB Angelina Dagnone de Mello, EMEB Arthur Natalino Deriggi, EMEB Carmine Botta, EMEB Antonio Stella Moruzzi, EMEB Professora Dalila Galli, EMEB Janete Maria Martinelli, EMEB Maria Hermantina Carvalho, EMEB Alice Madeira Francisco, EE Álvaro Guião, EE Andrelino Vieira, EE Antonio Adolfo Lobbe, EE Antonio Militão de Lima, EE Aracy Leite Pereira Lopes, EE Archimedes Aristeu Mendes de Carvalho, EE Arlindo Bitencourt, EE Ary Pinto das Neves, EE Atília Prado Margarido, EE Bento da Silva César, EE Sebastião de Olveira Rocha, Centro de Atendimento ao Adolescente de São Carlos (Fundação Casa), EE Bispo D. Gastão, EE Elídia Benetti, EE Esterina Placo, EE Eugênio Franco, EE Gabriel Félix do Amaral, EE Jesuíno de Arruda, EE João Jorge Marmoratto, EE Juliano Neto, EE Professor Ludgero Braga, EE Luiz A. Oliveira, EE Maria Ramos, EE Marilene T. Longhin, EE Marivaldo Degan, EE Orlando Perez, EE Paulino Carlos, EE Péricles Soares, EE Sebastião Oliveira Rocha, Diocesano La Salle, CETEPS Paula Souza (Industrial), Educativa. Foram entregues ainda kits nas bibliotecas das escolas do futuro para empréstimo aos interessados.

(24/02/2012)


Compartilhe essa informação