2012 É O ANO DA SEGURANÇA ALIMENTAR
2012 É O ANO DA SEGURANÇA ALIMENTAR PDF Imprimir E-mail

Prefeito Barba abre Ano da Segurança Alimentar

Segurança Alimentar tornou-se um tema recorrente em São Carlos nos últimos anos. Garantir uma alimentação de qualidade, feita de maneira sustentável, é um dos principais objetivos do governo do prefeito Oswaldo Barba. Ele esteve presente nesta sexta-feira (17) no evento de abertura do Ano da Segurança Alimentar, que reuniu mais de 100 educadores e diretores de escolas estaduais e municipais de São Carlos.

Também prestigiaram o evento, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o vice-prefeito, Emerson Leal e as secretárias Regina Bortolotti (Agricultura e Abastecimento) e Lourdes Moraes (Educação).  

Na ocasião foi apresentado o novo cardápio 2012, que este ano passa a ser fixo, divulgado previamente pela internet e fixado nas escolas para que pais de alunos e população em geral acompanhem e fiscalizem a qualidade das refeições servidas.

Também foram apresentados aos participantes do evento um manual de boas práticas e um receituário padrão com receitas testadas que serão utilizadas na merenda em 2012.

O prefeito Barba destacou que desde o início de seu mandato se comprometeu a fornecer a mesma merenda de qualidade a alunos das escolas municipais e estaduais. “São todos são-carlenses e é meu dever oferecer a essas crianças uma alimentação de qualidade, que permite a eles aprender melhor, adquirir conhecimento e ter uma oportunidade melhor na vida”, ressaltou Barba.

São servidas cerca de 63 mil refeições diárias distribuídas a aproximadamente 44 mil alunos, sendo 16 mil de escolas do município e o restante de estaduais. Em contrapartida à alimentação que tem sido fornecida pela Prefeitura, o Governo do Estado deverá construir 4 escolas na cidade. “Espero que o Estado cumpra com esse compromisso, inclusive para atender a demanda. Hoje temos cerca de 74 merendeiras atuando nas escolas estaduais, sendo que somente 4 delas são contratadas pelo Estado, as outras, bem como as duas nutricionistas que supervisionam o preparo dos alimentos, foi a Prefeitura de São Carlos que contratou”, explica o prefeito.

Nas unidades escolares municipais são muitas as melhorias. Além da tecnologia implantada, com computadores, netbooks, lousas digitais, novos equipamentos para as cozinhas também estão sendo adquiridos. Todas as 52 escolas municipais estão sendo reformadas. Para o prefeito, são investimentos respaldados por uma política de governo que garante a aquisição de conhecimento de qualidade – junto à alimentação – com o objetivo de oferecer uma vida melhor a todos os são-carlenses.

Barba destacou ainda a importância do trabalho desenvolvido pelos diretores de escola. “O perfil do diretor vai influenciar na ‘cara’ da escola, na sua diretriz. O trabalho do diretor também é fundamental para o bom andamento das escolas. Agradeço imensamente a colaboração de vocês”, disse o prefeito.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, demonstrou satisfação ao falar aos diretores e educadores presentes sobre o projeto de Segurança Alimentar já instalado no município de São Carlos. Superando uma determinação do Governo Federal de que as prefeituras devem adquirir pelo menos 30% dos produtos hortifrutis da agricultura familiar para suplementar a merenda escolar, São Carlos fechou o ano de 2011 alcançando 38,9%. Ao comprar produtos diretamente da agricultura familiar gera-se emprego, renda na cidade e região (dos 242 agricultores cadastrados na Prefeitura, cerca de 50 são de São Carlos e o restante de assentamentos da região).

“São Carlos implanta um programa nacional, que foi tão criticado, que é o Fome Zero do governo Lula e hoje esse programa se mantém no governo Dilma com sucesso. E são só elogios a esse projeto, que permite aos assentados, excluídos da Reforma Agrária, vender seus produtos em grande volume para as prefeituras”, relata a secretária.

E dando continuidade a esse ciclo, esses alimentos produzidos de maneira sustentável pela agricultura familiar, são a marca de uma mudança cultural e social e vão para a mesa de milhares de crianças em São Carlos. Os mesmos alimentos também irão abastecer o Banco de Alimentos do município, sendo fornecidos para as 26 entidades filantrópicas cadastradas e os restaurantes populares de São Carlos. “Quero agradecer a todos os diretores, educadores e merendeiras que atuam diretamente na gestão desses alimentos que são produzidos nas escolas. E ao prefeito Barba em especial, por este governo que permite mudar uma realidade. Todos nós somos testemunhas de uma mudança cultural e social”, ressalta.

A secretária de Educação, Lourdes Moraes, diz que nas escolas tem surgido cada vez mais demandas que vão além de ofertar o conhecimento. “Além de fornecer conhecimento e alimentação de qualidade, temos o compromisso de proteger, mostrar as diferentes culturas e realidades, dar orientação sexual. A gestão de hoje vai muito além do ensino e contamos com a parceria de vocês diretores e educadores, para que possamos desempenhar cada vez melhor este trabalho, que dá dignidade a essas crianças”, enfatiza Lourdes.

(17/02/2012)

 



Compartilhe essa informação