Volta às aulas
Volta às aulas PDF Imprimir E-mail
Profissionais da Educação se preparam para volta às aulas

Os 15 mil alunos da rede municipal de ensino voltarão às aulas a partir do próximo dia 13. Hoje a Prefeitura possui 52 unidades escolares, entre Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s) e Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB’s).

Durante o período de férias a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu uma série de ações e projetos que ofereceram atividades educativas e lúdicas para as crianças. Entre estas ações estavam o Projeto Férias e o plantão nas creches oferecido para as mães que trabalham.

“As escolas da rede municipal ofereceram uma série de atividades para as crianças, mas sem prejudicar o período de férias que é de extrema importância. Foram oficinas, atividades com música, artesanato, entre outras que ocuparam o tempo das crianças de forma lúdica e educativa”, esclareceu Lourdes Moraes, secretária de Educação.

A Prefeitura também está capacitando seus profissionais oferecendo cursos com diversas temáticas, certificados pela Escola Municipal de Governo, valorizando assim os profissionais da educação da rede municipal.

Os prédios também estão passando por reformas e pintura. “O período de férias é o momento que temos para fazer reformas sem prejudicar os alunos ou o conteúdo pedagógico”, disse Roselei Françoso, diretor administrativo e financeiro da Secretaria Municipal de Educação.

Projeto para as crianças – Os alunos e pais puderam continuar contando com as escolas e serviços da rede municipal que ofereceu cursos e plantões para as crianças. O plantão de férias atendeu cerca de 470 alunos, filhos de pais que trabalham e precisavam continuar na escola.

O Projeto Férias, além das crianças de 6 até 12 anos, este ano também atendeu alunos da Educação Infantil que participaram de oficinas de teatro, dança, contação de história entre outras atividades. O projeto atendeu ainda 3.500 crianças, independente de ser aluno da rede municipal, estadual ou visitantes vindas de outras cidades.

Curso de Formação
– Já os professores e servidores da rede municipal de ensino estão passando por capacitação de uma semana onde poderão atualizar seus conhecimentos e trocar informações.

A capacitação faz parte da II Semana Municipal de Formação dos Profissionais da Educação, cujo principal objetivo é dar continuidade às ações de valorização dos profissionais da área.

Estão sendo oferecidas 32 oficinas sobre temas diversos como Desafios da Práxis Educativa em Educação de Jovens e Adultos (EJA), Histórias Dançadas: recontando nossa história por meio de danças brasileiras, Rede Social no Planejamento Escolar.

São 1,4 mil profissionais que estão participando das atividades. “Nosso objetivo é oferecer para os alunos da rede profissionais qualificados e, em contrapartida, valorizar todos os profissionais da educação que trabalham na Prefeitura”, disse Lourdes Moraes.    

(06/02/2012)

 



Compartilhe essa informação