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1% DAS NOTIFICAÇÕES DE ÁREA AZUL VIRA MULTA |
1% das notificações de área azul vira multa em São Carlos
As 1.242 vagas de área azul instaladas em São Carlos são essenciais para quem precisa fazer compras no comércio ou estacionar na região central da cidade.
Dados da concessionária do sistema de estacionamento rotativo (Hora Park) e da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito apontam que do total geral de notificações de estacionamento irregular na área azul na cidade apenas 1% vira multa. Durante todo o ano de 2011, por exemplo, foram feitas 422.815 notificações de estacionamento irregular e somente 5.694 (1%) se transformaram em multa. O estacionamento rotativo por área azul garante que as vagas na região central não seja um privilégio de poucos, que antes da implantação do sistema deixavam seus carros estacionados durante todo horário comercial, prejudicando o acesso dos consumidores. Além das vagas de área azul a cidade oferece também 40 “vagas brancas” onde o motorista pode estacionar gratuitamente por 15 minutos com pisca-alerta ligado, 44 vagas exclusivas para estacionamento de idosos próximo a bancos, correio e pontos de interesse dos amigos da terceira idade e vagas para deficientes físicos. Para ter direito ao benefício idosos e deficientes físicos devem solicitar emissão de cartão e credencial em uma das unidades dos Serviços Integrados do Município (SIM). Investimento em Trânsito - Para tornar o trânsito mais seguro para motoristas e pedestres a Prefeitura também tem investido em sinalização, fiscalização e educação no trânsito. Já neste inicio de ano, a Prefeitura está investindo R$ 635,5 mil na melhoria e ampliação da sinalização viária vertical, horizontal e semafórica da cidade. A cidade vai ganhar mais semáforos de LED, mais semáforos para pedestres, novas placas de sinalização e advertência, sinalização vertical, implantação de tachões – dispositivo refletor, conhecido como olho de gato, segregadores – peça utilizada para isolar parte da pista para uso exclusivo de determinado veículo –, sinalização para ciclistas e nova sinalização horizontal com pinturas em material termoplástico de alta resistência ao calor e à luz. “São Carlos tem ações que estimulam a preservação da vida e a prática da direção defensiva. Nosso objetivo é aumentar a segurança de motoristas e pedestres, preservando a vida das pessoas. Se o objetivo fosse multar não teríamos investido tanto nos últimos anos em engenharia, fiscalização e educação no trânsito”, ressalta o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro. Fiscalização – A Prefeitura também constatou um dado preocupante: o aumento no número de motoristas que excederam o limite de velocidade entre 2010 e 2011, que chegou a 84,5%. Além das multas praticadas contra àqueles que excedem a velocidade e que são aplicadas exclusivamente pelos radares, há multas efetuadas pelos agentes de trânsito, chamadas de multas manuais. Falta de cinto de segurança, avançar sinal vermelho, estacionar em local irregular e usar celular são as principais infrações fiscalizadas pelos agentes de trânsito. “O índice de aumento de multas é menor do que o aumento da frota de veículos de um ano para o outro”, esclarece o secretário Nilson Carneiro. A frota de veículos cresceu, de 2010 para 2011, 7,3%, era de 127.546 veículos e passou para 136.959 até o início de dezembro segundo o Denatran, enquanto do número de multas cresceu 5,5% . “Quem fala em indústria de multa não conhece a realidade de outros municípios do mesmo porte de São Carlos que em média arrecadam pelo menos duas vezes mais com multas. Aqui temos dois radares em funcionamento enquanto cidades vizinhas chegam a ter 7, 9 e até 15”, disse Carneiro. Educação - A Prefeitura também tem investido em Educação no Trânsito. São 4 mil alunos por ano que recebem aulas e palestras entre outras campanhas específicas direcionada a público como motociclistas, gestantes, pedestres, lei seca. (27/01/2012) Compartilhe essa informação
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