SÃO CARLOS REGISTRA 2 CASOS DE DENGUE E PREFEITURA PEDE COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO NAS AÇÕES CONTRA A DOENÇA
SÃO CARLOS REGISTRA 2 CASOS DE DENGUE E PREFEITURA PEDE COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO NAS AÇÕES CONTRA A DOENÇA PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, via Vigilância Epidemiológica (VIGEP), dois casos de dengue no município em 2012. Trata-se de um caso autóctone (bairro Santa Felícia), e outro importado no Centro, de um morador que viajou para Juqueí - SP.

Nos primeiros vinte dias de janeiro, o município notificou 27 casos suspeitos dos quais 2 foram confirmados: 1 autóctone e 1 importado. Temos 20 exames negativos e 5 aguardam resultado.

A Vigilância Epidemiológica, entretanto, orienta a população ao reforçar que as ações de prevenção, controle e bloqueio (nebulização) ao redor da casa dos casos confirmados, já foram feitas e que a participação de todos neste momento é fundamental para o controle da doença.

A Prefeitura está fazendo a sua parte intensificando o combate a doença, através da 10ª edição do Mutirão Cidade Limpa, que já retirou mais de 78 mil quilos de materiais que estavam servindo de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Mesmo com essas ações, a Prefeitura pede a colaboração para que os munícipes mantenham o hábito diário de prevenção e eliminação de novos criadouros do mosquito, recolhendo o lixo, mantendo garrafas vazias viradas para baixo, eliminando pneus, limpando calhas, caixas d’água, trocando a água das plantas aquáticas regularmente, entre outras ações capazes de reduzir os criadouros e alerta que no surgimento de sinais e sintomas da dengue (febre abrupta, dor no corpo e vermelhidão na pele) a população deve procurar uma unidade de saúde imediatamente.

Até o dia 2 de fevereiro o Mutirão Cidade Limpa estará percorrendo os bairros Jardim Macarenco, Residencial Américo Margarido, Vila Jacobucci, Vilas Elisabeth e Arnaldo, Jardim Dom Bosco, Vila Nery, Vila Deriggi, entre outros.

Histórico - Em 2011 a VIGEP recebeu 803 notificações de casos suspeitos da doença dos quais apenas 128 casos foram confirmados como positivos, sendo 69 autóctones e 59 importados. Foram 675 exames negativos.

(25/01/2012)


Compartilhe essa informação