PREFEITURA ABRE MATRÍCULAS PARA EJA E OFERECE ESCOLA ESPECÍFICA PARA JOVENS
PREFEITURA ABRE MATRÍCULAS PARA EJA E OFERECE ESCOLA ESPECÍFICA PARA JOVENS PDF Imprimir E-mail
Incentivar jovens e adultos a frequentarem a escola é uma das metas da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que abre suas matrículas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) até o dia 13 de fevereiro.

Para proporcionar um ensino de melhor qualidade, a Prefeitura irá abrir uma escola voltada para jovens entre 16 e 29 anos que irá oferecer, além do ensino regular, o ensino profissionalizante. É o Pro Jovem Urbano, Programa do Governo Federal que propõe ações para o ensino profissional junto à escolarização do ensino fundamental. Nesse espaço, que será instalado no centro da cidade (mais precisamente na rua 7 de setembro), o estudante poderá usufruir de bibliotecas, lousa digital, área de convivência, oficinas, merenda e profissionais, que estarão aptos a trabalhar especificamente com o público desta faixa etária. “O grande desafio da educação é estimular os jovens de 16 a 29 anos a frequentarem a escola em um ambiente jovem, que ofereça atividades dinâmicas. Este espaço está localizado no centro da cidade e terá infraestrutura para receber as pessoas que saem direto do trabalho. Será oferecida uma alimentação reforçada e um espaço de convivência para que esse jovem aproveite bem o conteúdo escolar”, esclarece a secretária de Educação, Lourdes Moraes.

A escola que abrigará o Pró Jovem Urbano provisoriamente será a Escola Estadual Arlindo Bittencourt, localizada na Rua Silvério Ignarra Sobrinho, s/n - Vila Monteiro. Para os adultos com idade superior a 29 anos, o Ensino de Jovens e Adultos será oferecido nas Escolas de Ensino Municipal nos bairros. “Todos terão acesso à educação. Estaremos abrindo turmas conforme a demanda dos bairros, e quem não tiver uma escola próxima a sua casa, a Prefeitura oferecerá o transporte escolar para essas pessoas. Nosso objetivo é trazer os adultos para a escola, temos vagas mas, em em muitos bairros, não temos demanda. Queremos preencher todas as vagas e queremos que os adultos estudem”, enfatiza Lourdes.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação, que fica na Rua Conde do Pinhal, 2017 - Centro, nas EMEB’s Angelina Dagnone de Mello, na Rua José Ferreira, s/nº, Santa Felicia, Carmine Botta, Rua Philomena Fauvel, s/nº, Bela Vista, Arthur Natalino Deriggi, Rua José Francisco Bicaletto, nº13, Cidade Aracy e Dalila Galli, Rua Rio Araguaia, s/nº, Jockey Club. Os interessados devem estar munidos de xérox do RG, 1 foto 3X4, homens com mais de 18 anos devem levar a carteira de reservista e o histórico escolar (para quem já tiver estudado em outra escola).

Índices de Evasão – A Prefeitura de São Carlos tem se empenhado para que a evasão escolar no Ensino de Jovens e Adultos diminua. Além do apoio oferecido pelo transporte escolar, a Prefeitura, por meio da Escola para Jovens e Adultos, pretende oferecer um ensino direcionado para as diferentes faixas etárias que frequentam as salas de aula do EJA. “Observamos que, muitas vezes, um adulto com mais idade e mais dificuldade convive em uma sala de aula com um jovem de 19 ou 20 anos que está em outro ritmo, este descompasso desestimula a continuidade na escola. Queremos atingir os jovens com faixa etária entre 16 e 29 anos para a escola e formá-los para o mercado de trabalho com qualidade e construir uma escola de qualidade para jovens e adultos atendendo também as necessidades de quem está acima desta faixa etária”, destaca a secretária.

(19/01/2012)


Compartilhe essa informação