JOGO ELETRÔNICO CONTRA DENGUE DESENVOLVIDO EM SÃO CARLOS FICA ENTRE OS TRÊS MELHORES DA AMÉRICA LATINA
JOGO ELETRÔNICO CONTRA DENGUE DESENVOLVIDO EM SÃO CARLOS FICA ENTRE OS TRÊS MELHORES DA AMÉRICA LATINA PDF Imprimir E-mail
O jogo Ludo Educativo "Contra Dengue" ficou entre os três melhores jogos da América Latina que atuam na transformação social no I Games For Change, que ocorreu em São Paulo de 8 a 11 de dezembro. O jogo foi desenvolvido por quatro alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), instalado no campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Ludo Educativo é um conjunto de jogos eletrônicos gratuitos disponibilizados no site www.ludoeducajogos.com.br com o intuito de educar. Foi criado há dois anos por um aluno da Unesp de Araraquara e hoje é desenvolvido pelos estudantes do IFSP Rodrigo Bareato, Rener Baffa da Silva, Thiago Correa Camargo e Paulo Fernando Pereira.

O objetivo do jogo premiado, Contra Dengue, é eliminar os focos da doença espalhados evitando, assim, criadouros dos mosquitos transmissores da dengue, problema bastante comum no Brasil.

A classificação do jogo foi na categoria Playground, que contempla jogos já desenvolvidos e em operação. Os outros jogos selecionados  no evento foram o Viollin Vilan (do Brasil, para aprendizado de violino) e o El pez dourado (do Peru, que trata da temática da ecologia a partir de um peixe dourado).

A iniciativa tem apoio do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), da Fapesp, e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN) do CNPq, além da colaboração e orientação dos departamentos de Química (DQ) e Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, do Departamento de Química da Unesp e parceria da empresa Aptor Games.

Além do Contra Dengue, o grupo desenvolve outros 16 jogos eletrônicos, todos gratuitos e educativos, para alunos a partir do segundo grau do Ensino Fundamental. "Agora os planos são desenvolver jogos para crianças que estão sendo alfabetizadas, além de um sobre educação no trânsito e outro para concurso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)", conta Rodrigo.

O desenvolvimento dos jogos eletrônicos tem como coordenador geral o professor Elson Longo, docente aposentado da UFSCar e professor do Departamento de Química da Unesp de Araraquara; e coordenação de computação do professor Thiago Jabur, do Departamento de Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fundada em 2004, a organização sem fins lucrativos Games For Change atua em todo o mundo facilitando a criação e distribuição de jogos de impacto social que servem como ferramentas de crítica nos esforços humanitários e educacionais. Esta entidade pretende alavancar entretenimento e engajamento para o bem social. Games For Change é o maior evento da América Latina sobre o potencial benéfico dos games na educação, saúde, empreendedorismo, transformação social e cultural. "É muito gratificante receber um prêmio como este, que mostra o reconhecimento do intenso trabalho feito pelo grupo que resultou em um jogo divertido e educativo", finaliza o estudante Rodrigo Bareato.

Jogo Contra Dengue

(21/12/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos