O prefeito Oswaldo Barba anunciou, durante homenagem Tesouros Vivos realizada nesta quinta-feira (17), o tombamento do Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio. O Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de São Carlos (COMDEPHAASC) considerou o clube como patrimônio histórico e cultural do município. O clube social negro de São Carlos é o primeiro do Estado a ser tombado.
Barba fez questão de relatar o processo que levou ao tombamento. “Ainda em 2009 ouvi do vereador Ditinho Matheus a solicitação para o tombamento e mais recentemente recebi do presidente do Flor de Maio, Márcio Pires, o mesmo pleito”, contou. “Considerando o papel de afirmação cultural da etnia negra desempenhada pelo clube e sua importância nas conquistas da população negra são-carlense, determinei à Fundação Pró-Memória que realizasse os procedimentos para o tombamento”, explicou o prefeito.
Para o presidente do clube o tombamento é fundamental. “Este local possui três momentos importantes, seu nascimento, a mudança para a atual sede e seu tombamento. Em nome da comunidade negra de São Carlos agradeço à Prefeitura pelo tombamento que vem premiar mais uma luta conquistada pelo nosso clube fundado há 83 anos”, disse Pires. O presidente do Flor de Maio disse ainda no 1º Fórum Estadual de Clubes Sociais Negros de São Paulo, realizado em setembro, teve início, pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a discussão para implementar uma política pública com o objetivo de mapear espaços culturais como o Flor de Maio no Estado.
O vereador Ditinho Matheus, em seu discurso, parabenizou a Prefeitura Municipal. “Em 2009 havia solicitado ao prefeito para que este clube se tornasse patrimônio da cidade e fico muito feliz por esse pedido ter sido atendido. Todos os setores da Prefeitura estão de parabéns pelo trabalho constante da promoção da igualdade racial”, declarou Ditinho.
O professor do Instituto de Arquitetura da USP e membro titular do COMDEPHAASC, Ruy Sardinha Lopes, foi quem escreveu o parecer recomendando o tombamento. “Para preservação da história material e cultural da população afrodescendente são-carlense que tanto contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento desta cidade”, destacou no parecer.
O Grêmio Recreativo e Familiar Flor de Maio foi fundado no dia 4 de maio de 1928. A pedra fundamental da atual sede foi lançada em 15 de novembro de 1948, há 63 anos. Na década de 30 o clube, além de ser um espaço recreativo, criou uma escola de ensino primário, que era frequentada, inclusive, pela população não afrodescendente.
Tesouros Vivos Na noite desta quinta-feira, dentro da programação do Mês da Consciência Negra – realizado pela Prefeitura –, foi feita a homenagem Tesouros Vivos, que reconhece personalidades que se destacaram na área acadêmica, artística (música, pintura, literatura), política e em movimentos sociais que contribuíram para a história do Movimento Negro e da Comunidade Negra do município.
Este ano nove pessoas foram homenageadas, sendo duas homenagens póstumas. Receberam os méritos: Benedito Élson da Silva (Benê), Benedito Macedo dos Santos (em memória), Ana Lúcia Pinheiro Costa (em memória), Alair Evangelista dos Santos (Macalé), Manoel Carlos Lopes (Mane Mentira), Maria Luiza Galdino (Mizico), Maura Ap. dos Santos Lopes, Antonio Zacarias da Silva (Mestre Taroba).
O evento também contou com a exibição do documentário “Flores de Maio – História da Comunidade Negra de São Carlos”, produzido pela Fundação Pró-Memória em 2008. Também participaram da solenidade o vice-prefeito, Emerson Leal, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, a coordenadora de Artes e Cultura, Telma Olivieri, a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Leonardo José Carvalho, o assessor parlamentar, Eduardo Ponchio, representando o deputado Federal Newton Lima, e o chefe de divisão de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, José Ricardo dos Santos (Dom).
Conheça algumas ações da Prefeitura na política de Igualdade RacialDesde os anos 20, São Carlos possui uma comunidade Negra atuante, defendendo os direitos básicos e buscando afirmação dentro de uma sociedade avessa a reconhecer seus direitos. A cidade é pólo de luta política da igualdade racial e com uma atuação destacada nas formulações criadas pelo movimento Negro.
Em 2001, teve início a implantação de uma política de Igualdade Racial durante a gestão do prefeito Newton Lima (2001-2008) com a criação da Secção de Combate ao Racismo e Discriminação. Em 2005, foi constituído o Conselho da Comunidade Negra e inaugurado o Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos.
Em 2009, o prefeito Oswaldo Barba transformou a Seção em Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que passou a coordenar todas as ações intergovernamentais e em parceria com a sociedade civil, como Coletivo da Juventude Negra; Juventude na Praça Coronel Salles; Debates para implantação do plano de ação para políticas de Igualdade Racial; Apoio ao Sanca Hip Hop; Apoio às religiões de matriz africana. A Divisão é membro do Conselho Municipal de Educação e Juventude e responsável pela infraestrutura do Conselho da Comunidade Negra, além de integrar a vice presidência da Federação Inter Governamental de Promoção da Igualdade Racial.
Já em 2010, o prefeito Oswaldo Barba assinou o TAC em parceria com a UFSCar e Ministério Público Federal para implementação das diretrizes municipais para a educação étnico-racial; São Carlos neste momento se tornou exemplo de construção de política de formação de professores e na implementação da Lei 10.639/2003.
Tesouros Vivos de São Carlos
BENÊ - Benedito Elson da Silva. Em São Carlos, atuou como Presidente e Diretor Social do Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio e também como Presidente e Diretor Social do Grêmio dos Eletricitários São Carlos onde desenvolveu inúmeras ações sociais, como a tradicional distribuição de brinquedos realizada no Natal até os dias atuais para as crianças carentes da região de Jardim Munique. Seus projetos e sua responsabilidade social continuam dando frutos e sua preocupação com o próximo norteia seu dia a dia.
BENEDITO (em memória) - Benedito Macedo dos Santos - Funcionário da escola de engenharia de São Carlos ingressou no instituto de química em 1979, tornou-se chefe da seção de laboratórios didáticos do campus II da USP, em 2006. Vindo a falecer em 02/10/2011.
LUCIA (em memória) - Ana Lucia Pinheiro Costa. Trabalhou 15 anos no salão Raízes Black Power, apaixonada pela profissão, atuou também na luta da comunidade negra e junto ao Silas auxiliou na organização de várias festas do Afrodescendente que neste ano realizaremos a 10ª edição. Também já participou de vários grupos de pagode e foi uma das fundadoras e organizadoras da Escola de Samba Rosas Negras.
ALAIR EVANGELISTA DOS SANTOS, apelidado por Macalé. Começou a jogar futebol aos 11 anos e interrompeu sua carreira aos 24 devido a uma grave contusão. Sua contribuição e habilidade marcaram a história do futebol sãocarlense.
MANOEL CARLOS LOPES, carinhosamente chamado de Mané Mentira, nasceu em São Carlos em 17 de março de 1931. Mané Mentira começou a jogar futebol aos 16 anos de idade. Teve destaque no futebol, mas aposentou-se na antiga empresa Pereira Lopes, atual Electrolux.
MARIA APARECIDA ANDRADE SILVA - Ex-trabalhadora da Escola de engenharia de São Carlos, onde veio a se aposentar. Tornou a idealizadora e realizadora da ONG Núcleo Cultural Rosa de Nazareh. Atuando no Bairro Antenor Garcia de forma cultural e educacional.
MARIA LUIZA GALDINO – “Mizico” - Desfilou no carnaval pela primeira vez na escola de Samba de Maria Tavares, teve a primeira experiência como porta bandeira pela escola de Samba do Flor de Maio, desfilou também como baiana pela escola de Samba Independente e como diretora de harmonia pela Escola de Samba Padre Faustino. Foi a primeira mulher a se tornar puxadora de Samba-enredo, durante 12 anos pela Escola Rosa de Prata.
MAURA - Maura Aparecida dos Santos Lopes. Ingressou na Prefeitura Municipal de São Carlos em 2000 como encarregada da faxina na Secretaria Municipal de Administração, trabalhou também na Secretaria Municipal de Trânsito e em 2006 iniciou suas atividades no Centro Municipal de Cultura Afro Brasileira Odette dos Santos no qual permanece contribuindo com as atividades.
TAROBA - Antonio Zacarias da Silva, “Mestre Taroba”, em parceria com o Mestre Rolinha fundaram o Grupo de Capoeira Jangadeiro de Ouro. Figura bastante importante de São Carlos por desenvolver o Projeto Social de Capoeira, junto com o Mestre Marquinho e sua equipe. O projeto oferece 300 vagas entre crianças e adolescentes que oferecem oportunidades para famílias de baixa renda da cidade de São Carlos. Prestamos esta homenagem por reconhecer o trabalho desenvolvido.
|
Mês da Consciência Negra Dia 4 de Novembro Aniversário de São Carlos - Desfile da População Negra. Dia 8 de Novembro Atividade: Abertura da exposição sobre Cabo Verde e Abertura do circuito internacional de teatro em Língua Portuguesa (Brasil, Portugal, África) Mesa: Dirce da Costa OCIP “Imagem da Vida” (curadora da mostra sobre Cabo Verde) e Illunilson dos Santos (NEAB). Local: Centro Afro, às 18h00. Realização: Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Educação, Coordenadoria de Artes e Cultura, NEAB.
Dia 9 de Novembro Exposição: “Tia Ciata e o Samba na Pequna África” Parceira: Contribuintes da Cultura / Sesc Abertura dia 09 de Novembro SESC Chegada ao Centro Afro Odette dos Santos: 07 de dezembro. Realização: Contribuintes da Cultura/ SESC em Parceria com o Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos Dia 11 de Novembro Abertura oficial do mês de novembro Abertura da Sala permanente de “Odette dos Santos” Realização: Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Educação, Coordenadoria de Artes e Cultura, NEAB. Dia 12 de Novembro Espetáculo “o Intruso”. Cia Burbur de Cabo Verde Local: Teatro Municipal de São Carlos Horário: 19 horas Realização: Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Coordenadoria de Artes e Cultura, NEAB. Dia 17 de Novembro Homenagens – Tesouros Vivos – Lançamento do documentário “Flores de Maio” Local: Flor de Maio. Horário: 19:00 horas. Realização: Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Educação, Coordenadoria de Artes e Cultura, NEAB, Flor de Maio, NEAB, APENSC. Dia 19 de Novembro Oficina com Autores do Livro “Luana: Capoeira e Liberdade” Aroldo Macedo & Oswaldo Faustino Local: Escola Vicente Keppe Horário: das 8:00 às 18:00 Realização: Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Educação. Dia 20 de Novembro Festa do Afro-descendente. 8:00 Campeonato de Futebol Shows com as Bandas: Chega para Sambar, Juninho Barros e Jeito Simples Local: Campo do Zuzão Horário: das 14:00 as 22:00 horas. Abertura 19h. Realização: Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Coordenadoria de Artes e Cultura, Rosas Negras/APENSC. 23 de Novembro Educação em Prosa Palestrante: Zulu de Araújo Ex-Presidente Fundação Cultural Palmares Local: SESC Horário 19: horas. Realização: SESC, Secretaria de Educação. Dia 24 de Novembro Afrocine - Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro de Roberto Moura & “A Boca do Mundo – Exu no Candomblé” de Eliane Coster. Local: Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos Horário: 19 horas Dia 27 de novembro 8:00 Águas de Oxalá 14:00 Encontro de Religiões de Matriz Africana Local: Paço Municipal. Parceria: Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Educação, Coordenadoria de Artes e Cultura, Ilê Omin, Oju Otá. Sanca hip-hop. Show com grupos da cidade e Grupo a ser definido. Horário: 14:00 Local: Pista de Skate do Santa Felícia Dia 29 de Novembro Oficina de Literatura Africana Natali Costa e Silva & Sabrina Balsalobre Horário: 19 horas Local: Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos Parceria: Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Educação, Coordenadoria de Artes e Cultura. Dia 30 de Novembro Plenária do Plano Municipal de Cultura: Cultura e Relações étnico-raciais. Tema da Palestra: Cultura e Ação Afirmativa: a construção de políticas culturais para a população negra. Marcos Cardoso. Professor, Militante do Movimento Negro de Belo Horizonte. CONEN (Confederação Nacional das Entidades Negras) Martvs Chagas, Militante do Movimento Negro de Belo Horizonte. Fundação Cultural Palmares. Cultura e Movimento Negro no Brasil, com Marcus Cardoso. Parceria: Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Educação, Coordenadoria de Artes e Cultura e CONEN. Dia 07 de Dezembro Abertura da Exposição “Tia Ciata e o Samba na Pequena África” no Centro Afro Odette dos Santos. Realização: Contribuintes da Cultura/ SESC em Parceria com o Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos
|
(18/11/2011)