PPP do lixo PDF Imprimir E-mail
3-aterro-035_sitePPP do lixo: aterro sanitário recebe máquinas da São Carlos Ambiental

Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura de São Carlos e a empresa São Carlos Ambiental Serviços de Limpeza Urbana e Tratamento de Resíduos Ltda., o aterro sanitário da cidade recebeu máquinas fundamentais para a execução do trabalho no local.

O aterro de São Carlos, que recebe diariamente cerca de 160 toneladas de lixo da coleta doméstica, ganhou, recentemente, máquinas que já estão em operação, facilitando o trabalho e melhorando a compactação. 

Foi entregue um Trator Esteira (D170 - New Holland) utilizado para espalhar e compactar resíduos, material escavado e material de cobertura (solo) e colocação de camada de terra.

Outra máquina recebida pelo aterro foi uma Retroescavadeira (LB90 - New Holland), que será utilizada para carga, transporte e espalhamento de materiais das operações do aterro (brita, piçarra, terra, etc.). Outra função é escavar drenos no aterro para escoamento de chorume e biogás, além de serviços externos ao aterro, como drenos de água pluvial (chuva) e colocação de canaletas.

Também foi entregue caminhão basculante para o transporte de materiais para operação do aterro, principalmente a terra para recobrimento diário do lixo coletado.

Esta iniciativa é mais uma conquista do contrato assinado em agosto do ano passado para a implantação da parceria público-privada para a coleta do lixo em São Carlos. Considerada uma das primeiras no Estado, esta PPP foi elogiada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que a elegeu como modelo para a solução do problema do lixo enfrentado nas grandes cidades.

Vantagens da PPP – Um dos principais diferenciais dessa parceria é o pagamento fixo pelo volume de lixo coletado, que também terá como obrigação coletar o lixo hospitalar. A nova modalidade incentiva a empresa a implantar programas de coleta seletiva e reciclagem de lixo, reduzindo o volume encaminhado ao aterro sanitário do município. No modelo até então vigente, a empresa recebia por tonelada de lixo coletado e encaminhado ao aterro.

O contrato estabelece ainda a implantação de um sistema de queima controlada do gás metano gerado pelo lixo orgânico. A empresa deverá implantar procedimentos para obter créditos de carbono com a queima desse gás. No novo Aterro Sanitário, cujo Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente está em análise pela CETESB estão previstas outras melhorias estruturais, como estação meteorológica, auditório para visitas, etc.


Licença renovada – A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, obteve a renovação da licença do antigo aterro, junto à Cetesb. O ganho (a licença tem prazo de até 12 de novembro) é devido às boas práticas de manejo, operação e compactação dos resíduos no aterro local e que proporcionaram o aumento de sua vida útil.

(17/08/2011)

 



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos