ACIDENTES CRESCEM MENOS DO QUE FROTA PDF Imprimir E-mail

9-Acidentes-transito.jpg_siteAcidentes de trânsito crescem menos do que frota em São Carlos

Apesar dos destaques que os acidentes de trânsito têm ganhado, especialmente os que envolvem motociclistas, a comparação com números do ano passado aponta um crescimento inferior ao aumento da frota. Enquanto os acidentes com vítimas cresceram menos de 6%, a frota cresceu 8%. Proporcionalmente, aliás, não houve aumento no número de acidentes.

Segundo dados da Polícia Militar, de janeiro a junho deste ano São Carlos registrou 1.010 veículos envolvidos em acidentes de trânsito com vítima ou atropelamento. Destes 498 envolveram automóveis, 433 motocicletas, 39 bicicletas, 23 ônibus, 14 caminhões e 3 outros meios de locomoção.

Já os números de igual período de 2010 mostram que 957 veículos estiveram envolvidos em acidentes com vítimas, dos quais 460 foram automóveis, 411 motos, 41 bicicletas, 17 ônibus, 27 caminhões e 1 outros meios de locomoção. Portanto, em 2011, ocorreram 53 acidentes a mais do que em 2010, um aumento de 5,6%. Nos acidentes envolvendo motos, por exemplo, o aumento foi de 5,5%.

No entanto, a frota de veículos em junho de 2010 era de 123.475 veículos, dos quais 80.372 eram carros, ônibus ou caminhões e 21.586 motocicletas. Em junho deste ano o Denatran registrava uma frota de 133.273 unidades, sendo 86.651 veículos e 23.323 motos. O crescimento no número total de veículos foi de 7,9% e 8% na quantidade de motos do município.

“Com o aumento da frota é natural que tenhamos um aumento dos acidentes, já que temos um número maior de veículos circulando pelas ruas”, destaca o secretário de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Nilson Carneiro. “Também é importante distinguirmos a origem dos acidentes, isto é, uma boa parte deles é causada por imprudência, por isso a necessidade das campanhas educativas”, salienta Carneiro.

Ação da Prefeitura - A 1ª etapa da campanha educativa “Motociclista: Valorize a Vida” e a entrega para os agentes de trânsito, em 23 de maio, do manual revisado da Polícia Militar para a Fiscalização de Trânsito foram as primeiras ações da Prefeitura para marcar a adesão de São Carlos na “Década de Ação para a Segurança de Trânsito”, proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo “Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito – Pacto pela Vida" foi assinado pelo prefeito Oswaldo Barba em 11 de maio durante o lançamento em Brasília.

O objetivo da Prefeitura é somar esforços a esse movimento e criar, em São Carlos, uma cultura de defesa à vida. O Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2020 foi elaborado a partir das sugestões recolhidas em reuniões da Comissão de Trânsito da Associação Nacional de Transportes Públicos, do Instituto de Engenharia, do Conselho Estadual para Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte e contou com a participação de autoridades de trânsito de diversas cidades, entre elas a diretora de Trânsito da Prefeitura de São Carlos, Regina Romão, representando a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e organizações não governamentais.

No entanto, as ações da Prefeitura continuam. Já está em andamento a 2ª etapa da campanha “Motociclista: Valorize a Vida”. A meta é intensificar a conscientização dos motociclistas e motoristas de uma maneira geral, além da própria população, sobre o comportamento correto e seguro no trânsito, sempre buscando a valorização e preservação da vida. As ações estarão voltadas para a realização de novas blitz educativas em empresas e ruas da cidade e prevê ainda cursos de treinamento de pilotagem com segurança, destinado aos motociclistas da cidade. Haverá curso específico para motociclistas que usam a moto como atividade comercial, a ser realizado na concessionária Novamoto.

(28/07/2011)

 



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos