BRASIL PRÓXIMO TRATA AGRICULTURA FAMILIAR PDF Imprimir E-mail
6-Brasil-Proximo.jpg_sitePalestras e discussões ressaltam a importância da agricultura familiar

Durante mais uma etapa da programa Brasil Próximo, projeto de cooperação técnica entre Brasil e a região da Úmbria (Itália), as palestras e discussões destacaram a relevância da agricultura familiar, em São Carlos. O evento, que aconteceu na última terça-feira (26), no auditório do Paço Municipal, é uma realização da Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias de Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

O evento também recebeu apoio do Sebrae, Sindicato Rural de São Carlos, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Uniara, Unesp e UFSCar.

A etapa foi prestigiada pelo prefeito Oswaldo Barba, pelo vice, Emerson Leal, pelo secretário Executivo-Brasil Próximo e coordenador de Indústria e Tecnologia da Prefeitura de Araraquara, Newton Cainelli, o presidente do Sindicato Rural, Eunísio Malagutti e a vice-presidente da ACISC, Ivone Zanquim, representando o presidente, Alfredo Maffei Neto e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli.

Os palestrantes da noite foram: o docente em administração pela Unesp de Araraquara, Sérgio Azevedo Fonseca, o pesquisador do SIRT (Sistema Integrado de Respostas Técnicas) e sócio-diretor da BCP Consultores, a coordenadora de Projetos da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, Vera Lúcia Harcar. A palestra principal ficou por conta da Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti.

O Programa Brasil Próximo visa promover ações de capacitação para o desenvolvimento das cadeias agroalimentares de pequeno porte e agricultura familiar em municípios da Região Centro Paulista, contando com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Para expor o trabalho realizado em São Carlos, a secretária Regina Bortolotti destacou as boas práticas do município na área de compras de alimentos para a merenda escolar e todo o apoio que é direcionado aos pequenos produtores da agricultura familiar.

O prefeito Barba destacou também a relevância da agricultura familiar brasileira, que ganhou visibilidade também em âmbito mundial. Além das parcerias realizadas no interior do Estado. “Isso é fruto de importantes parcerias, como a união de cidades mais próximas, como é o caso de Araraquara e São Carlos, além da articulação nacional e até internacional”, enfatizou.

O secretário Executivo-Brasil Próximo, Newton Cainelli, ressaltou que eventos como esta etapa, bem como as capacitações desenvolvidas conjuntamente, incluindo a troca de experiências de cada município, trazem benefícios para todos. Agradeceu o apoio recebido pelos responsáveis pelo projeto, em São Carlos. São essas e outras justificativas que levam a agricultura familiar brasileira ao patamar que hoje ocupa. Além de São Carlos, nesta etapa estiveram envolvidas as cidades de Araraquara, Ribeirão Bonito, Rio Claro, Itirapina e Descalvado.

A necessidade que o projeto tem de obter informações sobre as regiões e compartilhar experiências entre brasileiros e italianos, direcionou a palestra de abertura do evento a abordar características da agricultura familiar em São Carlos, bem com os avanços e dificuldades obtidas nessa área. A palestrante Regina Bortolotti, apresentou um vídeo institucional da agricultura familiar e como funciona o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), uma das principais estratégias do Fome Zero, projeto do Governo Federal. Desde 2003, o programa intermedia a compra da produção do pequeno agricultor familiar, que antes já chegou a não ter para quem vender seus alimentos. Esses produtos, adquiridos diretamente dos agricultores familiares ou de suas associações e cooperativas, são destinados à formação de estoques governamentais ou à doação para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais. “Tal programa vem gerando emprego e renda, atingindo diretamente a economia de maneira positiva”, destacou a secretária.

Seguindo esta política, todos os hortifrutigranjeiros que abastecem o Banco de Alimentos da Prefeitura de São Carlos são adquiridos da agricultura familiar. A cidade possui aproximadamente 210 agricultores cadastrados, sendo mais de 40 de São Carlos.

Mensalmente o município adquire cerca de 73 toneladas de hortifrutigranjeiros.

De acordo com a palestrante, São Carlos se destaca por possuir uma política de segurança alimentar já implantada, colocando em prática ações e políticas que garantem a toda a população o acesso a alimentos de qualidade, obtidos de maneira sustentável, e ainda, gerando renda.

Na sequência, o docente da Unesp, Sérvio Fonseca, apresentou o funcionamento do Sistema Integrado de Respostas Técnicas, ferramenta de auxílio aos micro e pequenos empreendedores, sanando dúvidas técnicas, possibilitando as discussões e trocas de experiências entre os presentes.

(27/07/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos