NILSON CARNEIRO PARTICIPA DE DEBATE SOBRE MOBILIDADE URBANA NESTA SEXTA-FEIRA NA USP PDF Imprimir E-mail
5-Mobilide-urbana-siteO secretário municipal de Transportes e Trânsito da Prefeitura de São Carlos, Nilson Carneiro participa do 1º Debate sobre Mobilidade Urbana em São Carlos “A Rua é de Todos” que acontece nesta sexta-feira (17), às 14h30, no auditório I do Centro Tecnológico Educacional para Engenharia na avenida Trabalhador São-Carlense, 400 no Campus I da USP de São Carlos.

Realizado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos e o Curso de Arquitetura e Urbanismo o evento terá como palestrante Martin Gegner, doutor em Sociologia Urbana pela Technische Universitãt Berlin, pesquisador em Inovações em Transporte Público na Alemanha.

Compõem a mesa de debatedores, além do secretário Nilson Carneiro, a  professora Sueli Sanches, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o professor Carlos Roberto de Andrade, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos e Christian Robottom Reis, presidente da Associação São-carlense de Ciclismo.

Pesquisa de Mobilidade Urbana
Em março do ano passado, São Carlos  ganhou a primeira pesquisa de mobilidade urbana “Origem-Destino” que mapeou os principais tipos de deslocamentos da população da cidade. O universo da pesquisa foi de 5 mil pessoas e apontou que 29% das pessoas se deslocam a pé, 26% andam de automóvel como motorista e 11% andam de automóvel como passageiros, 19% utilizam ônibus, 11% outros meios e 3% se deslocam utilizando bicicleta.

Na época o professor Antonio Nelson Rodrigues da Silva, vice-chefe do Departamento de Transportes da Escola de Engenharia/USP de São Carlos, ao apresentar os números da pesquisa ao prefeito Oswaldo Barba, disse desconhecer cidades do porte de São Carlos no país que tenham um estudo de mobilidade urbana aprofundado como o contratado pela Prefeitura de São Carlos.

Concluída em 2009 a pesquisa foi realizada em parceria com a USP, UFSCar, FAPESP e a FIPAI para identificar o padrão dos deslocamentos e o diagnóstico das condições de utilização dos principais modos de transporte na cidade, além de obter dados sobre o perfil socioeconômico de 6% da população.

O prefeito Oswaldo Barba ressalta que para a elaboração do plano de mobilidade do município era necessário ter um diagnóstico preciso dos deslocamentos da população. “Vamos construir em parceria com as universidades e desenvolver uma política pública que atenda a estes deslocamentos”, disse o prefeito.

Motivos de deslocamento e transporte coletivo: A pesquisa apontou também que entre os motivos de deslocamentos realizados pela cidade, 39% são a trabalho, 31% para estudo, 9% para assuntos pessoais e 4% para a realização de atividades de saúde e lazer.

Quando se deslocam para o trabalho, dos 1.600 entrevistados, 1.424 disseram que utilizam o automóvel como motorista, 953 usam o transporte coletivo, 761 vão a pé, 279 utilizam automóvel como passageiro (caronista) e 207 vão ao trabalho de bicicleta.

Quando os deslocamentos são feitos exclusivamente para estudar, o trajeto é feito a pé por 1.462 pessoas, carona 497, ônibus 454, automóvel como motorista 421 e bicicleta 74.

Transporte coletivo: Os bairros com maior trânsito de viagens são o Cidade Aracy e Santa Felícia. Dos usuários do transporte coletivo 59% são mulheres e 41% homens, 26% dos usuários de ônibus têm idade entre 11 e 20 anos, 24% entre 21 e 30, 13% entre 31 e 40 e 8% estão na faixa etária de 61 a 70 anos.

(16/06/2011)


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