PALESTRANTES DEFENDEM DIÁLOGO ENTRE FAMÍLIAS PARA AFASTAR JOVENS DAS DROGAS
PALESTRANTES DEFENDEM DIÁLOGO ENTRE FAMÍLIAS PARA AFASTAR JOVENS DAS DROGAS PDF Imprimir E-mail
4-Semana-sobre-drogas-site 4-Semana-sobre-drogas-1-site

A Semana Municipal Sobre Drogas prossegue até o próximo domingo (19) com palestras e atividades que discutem e apontam os problemas causados pelo uso de drogas. Na terça-feira (14), no auditório Bento Prado, no Paço Municipal, a vice-presidente da Federação de Amor Exigente, entidade que auxilia no tratamento de dependentes químicos, Mara Silvia Carvalho de Menezes, tratou do papel que a família exerce no tratamento ao uso de entorpecentes. Na opinião dela, o diálogo e o acolhimento do dependente químico nesse momento do tratamento são essenciais para o indivíduo se livrar do vício.

Na quarta-feira (15) os encontros aconteceram no auditório da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc). O secretário de Saúde, Arthur Pereira, expôs as ações que o município desenvolve para recuperar os dependentes, em especial sobre a atuação do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD).

Segundo Pereira, nos últimos cinco meses, pelo menos 300 pessoas procuraram pelo atendimento do Centro. “O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, entre eles médico, assistente social, enfermeira, psicóloga e terapeuta ocupacional, que faz acolhimento, atendimento individual, grupal, oficinas terapêuticas, avaliações, visitas domiciliares, se for necessário, atendimento à família, atividades de reinserção familiar e social”, informou o secretário.

No mesmo evento participaram o diretor da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, Maurício Landre e do representante do Conselho Estadual Sobre Drogas/Divisão de Prevenção e Educação e Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Reinaldo Corrêa.

Famílias
Durante a explanação, Corrêa defendeu que a união entre as famílias afasta os jovens das drogas. “Hoje falta diálogo entre as famílias e essa falta de carinho isola o adolescente”, acredita.

Na opinião do representante do Conselho Estadual Sobre Drogas, os pais precisam se manter atualizados a respeito das drogas que estão no mercado e conversar com os filhos sobre os problemas e os efeitos que o uso de entorpecentes causa aos adolescentes e à estrutura familiar. “É fundamental que os pais conheçam os amigos dos filhos, pois são eles que oferecem a droga e não o traficante”, confia.

Corrêa afirmou que o Estado pretende criar a Coordenadoria de Políticas para Drogas, que tem por objetivo criar ações regionalizadas ao tratamento dos dependentes químicos. “Temos que lembrar que além das drogas ilícitas, como maconha, cocaína e crack, existem as drogas lícitas como o álcool e o tabaco que destroem as famílias da mesma maneira”, observou.

Confira as outras atividades da Semana Sobre Drogas

Dia 17, a partir das 14h - Centro da Juventude Elaine Viviani
Atividades físicas para adolescentes da Rede Municipal de Ensino, no dia 17, das 9h às 11h, no Sesc São Carlos.

Dia 19, às 9h
Caminhada da luta contra as drogas, com saída da Praça 15 de Novembro e chegada na Praça Coronel Salles.


(16/06/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos