SÃO CARLOS É PIONEIRA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PDF Imprimir E-mail
3-Educacao-inclusiva-2-siteSão Carlos é pioneira na Educação Inclusiva

A Rede de Ensino de São Carlos vem se colocando à frente em vários aspectos da educação, entre eles está o foco na educação para pessoas com deficiência, que é um dos quesitos que coloca a cidade entre as primeiras. A Prefeitura adotou uma política tornar todas as unidades escolares acessíveis, sendo que algumas delas já passaram por reformas e as novas já têm acessibilidade em sua arquitetura.

Entre outras ações realizadas pela Prefeitura, estão as 17 salas de recurso multifuncionais espalhadas pelas escolas municipais, que tem por objetivo promover a inclusão de aproximadamente 150 alunos matriculados na rede municipal. A Prefeitura de São Carlos faz parte do Programa de Educação Inclusiva e Direito à Diversidade criado pelo Governo Federal desde 2003.

No entanto, algumas das iniciativas começaram desde 2001, tornando São Carlos uma das cidades pioneiras na educação inclusiva.

Atualmente, ações são desenvolvidas no município para promover a inclusão de pessoas com deficiência na escola, desenvolvendo um ensino de qualidade, entre essas ações está a Educação Física Inclusiva, que consiste na prática de esportes voltada para este público, cursos de formação para professores e interessados oferecido pelo espaço Braille, entre outros.

A Prefeitura conta com parcerias que também colaboram com um ensino de qualidade. Entre os parceiros está a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), única universidade no Brasil que possui curso de pós-graduação em Educação Especial e o segundo curso do país com licenciatura em Educação Especial. “Esta parceria com a universidade é muito importante para o município e para a educação em geral. Além dos profissionais novos que entram para o mercado, ainda há pesquisas na área que colaboram muito na elaboração de materiais, oferecimento de cursos que aperfeiçoam profissionais que já atuam na área entre outros”, esclarece Vanessa Paulino, chefe de Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.

Além da UFSCar, a Prefeitura também mantém convênio com a APAE, onde são investidos cerca de R$ 900 mil pelo município. A Prefeitura também mantém, com a mesma instituição, parceria em uma sala de autismo com investimentos da Prefeitura de R$ 423,60 mensais por criança atendida. Atualmente são atendidas 40 crianças.

Outro local de grande importância para o município com o objetivo de promover a inclusão é o Espaço Braille, cujo objetivo é promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, além de oferecer diversos cursos.

Pólo Regional
A cidade de São Carlos é considerada pólo regional de Educação Inclusiva e anualmente reúne 33 cidades durante o curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. A cidade foi escolhida pelas ações realizadas na área de educação inclusiva.

Serviços oferecidos
A Rede Municipal de Ensino oferece para os alunos com deficiência serviços diferenciados com psicólogo, profissional que atua com os casos de estudantes com problemas no comportamento, transtornos globais do desenvolvimento, nas situações de violência escolar e resolução de conflitos, orientação a familiares e profissionais, podendo viabilizar encaminhamentos junto a outras secretarias. A Prefeitura oferece também fonoaudiólogo que atua nos casos relacionados a alterações na linguagem oral e escrita, audição e motricidade oral, podendo viabilizar encaminhamentos necessários.

3-Educacao-inclusiva-0-site 3-Educacao-inclusiva-1-site
(02/06/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos