PREFEITURA PARTICIPA DE CURSO DA ONG “AÇÃO FOME ZERO” PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, prestigiou curso da ONG “Ação Fome Zero”, em Ribeirão Bonito, no último sábado (27). A secretária de Agricultura, Regina Bortolotti, integrantes da equipe técnica da secretaria, agrônomos e nutricionistas, representaram a cidade no curso e discutiram temáticas relacionadas à alimentação.

Durante o evento, que aconteceu na Escola de Negócios Trevisan, Regina Bortolotti ministrou a palestra “Resultados da experiência de São Carlos com os programas Compra Direta Local e resolução 38 do FNDE”.

O principal objetivo do curso foi ressaltar a importância da capacitação dos membros dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), com base nas novas diretrizes ditadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As novas diretrizes, em razão da Resolução 39/2009 do PNAE (Programa Nacional de Alimental escolar) e FNDE, obrigam aos municípios que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal (FNDE) para a alimentação escolar sejam adquiridos da agricultura familiar.

Segundo a secretária de Agricultura, Regina Bortolotti, a determinação provocou uma verdadeira revolução na administração da alimentação escolar, uma vez que passou a exigir maior diversificação dos cardápios, bem como a introdução de medidas seguras que permitam uma alimentação saudável e adequada de acordo com a faixa etária. “Especialmente, são medidas que permitem a acessibilidade ao alimento, direito de todos. São Carlos se encontra à frente na aquisição de produtos da agricultura familiar, tendo realizado suas primeiras experiências em 2009 e 2010. Já este ano fica marcada a efetiva execução do programa de compra dos agricultores familiares e de suas cooperativas. Isso demonstra eficiência do sistema, respeito à qualidade e diversidade dos produtos”, ressalta a secretária. Segundo ela, a qualidade e cuidado com a alimentação permitiram obter um cardápio nutricionalmente saudável, adequado e com economia de recursos. Isso, pois os produtos da agricultura familiar, sem intermediação de grandes empresas, podem ser vendidos a preços vantajosos, gerando economia e melhor gestão dos gastos.

Com a implantação desse programa também se tornou viável incrementar a agricultura familiar local e regional, injetando recursos na economia, gerando renda e emprego e cidadania à família do agricultor.

São Carlos oferece três refeições por turno em 116 unidades escolares municipais e estaduais, atendendo da creche ao EJA (Educação de Jovens e Adultos), além dos restaurantes populares e das Doações de Alimentos a mais de 25 entidades beneficentes, por meio do Programa Banco de Alimentos, atingindo um público de mais de 60.000/dia.

Presentes no evento
Participaram do curso, palestrantes representantes do TCU (Tribunal de Contas da União) e conselheiros de diversos municípios, que discutiram sobre suas experiências em relação ao assunto.

Da Prefeitura de São Carlos, também compareceram ao curso: Álvaro Rizzoli, Caio Brugner, Marcos Borges, Chefe da Divisão de Apoio a Agricultura Familiar, Luciane Mattos, Chefe da Divisão de Alimentação Escolar, Flavia da Silva, Chefe da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional.

(31/05/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos