BARBA E NEWTON BUSCAM NOVAS EMPRESAS
BARBA E NEWTON BUSCAM NOVAS EMPRESAS PDF Imprimir E-mail
Informatica-siteBarba e Newton pleiteiam novas empresas para São Carlos e região

O prefeito Oswaldo Barba e o deputado federal Newton Lima (PT-SP) se reuniram nesta terça-feira (10/5) em Brasília com o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Virgílio Augusto Fernandes Almeida. Em nome da Associação dos Municípios do Entorno de São Carlos (AMESC), o parlamentar e o prefeito apresentaram o potencial da região para receber empresas de base tecnológica e companhias do setor de tecnologia da informação.

“A nossa região, também chamada de Centro Paulista, é reconhecidamente um dos maiores pólos de desenvolvimento tecnológico do país”, destacou o prefeito Oswaldo Barba.

As autoridades de São Carlos apresentaram no documento as principais qualidades das cidades do entorno de São Carlos. Essas características, na opinião do prefeito, credenciam a região Central do estado de São Paulo a receber empresas como a Foxconn e Huawei, duas das maiores companhias da área de tecnologia que anunciaram investimentos no Brasil.

Embora a Foxconn – empresa que pretende injetar US$ 12 bilhões na economia brasileira – tenha anunciado que a montagem dos equipamentos será em Jundiaí, os executivos da companhia ainda não divulgaram onde será a unidade que irá fabricar os iPads e displays.

“A região de São Carlos é geopoliticamente privilegiada e perfeitamente equipada para abrigar a Cidade Inteligente e a fábrica da Foxconn no Brasil”, defendeu Newton Lima.

Para o prefeito Barba,  a existência de mão-de-obra altamente qualificada, a boa localização geográfica e a instalação de uma rede de alta velocidade com 1 gbs são fatores favoráveis à vinda de empresas de base tecnológica ao município. O prefeito ainda salientou que investimentos dessa natureza dependem das demais esferas de governo, como a União e o Estado. “O governo federal já está fazendo o seu papel, que foi atrair um investimento para o país como o da Foxconn. A nossa região está unida para receber novos investimentos. Vamos apresentar esse interesse também para o governo do Estado, que é um agente decisivo nos investimentos de infraestrutura”, observou Barba.

Secretário
Os dados apresentados por Newton Lima e Oswaldo Barba chamaram a atenção do secretário de Política da Informática do MCT.  “A cidade de São Carlos se destaca pela forma como se desenvolveu em torno de seus centros científicos. Outras localidades do país, apesar de terem centros de referência de ensino superior, não tiveram a visão desenvolvimentista que São Carlos teve. Isso é um ponto positivo para toda a população”, finalizou Almeida.

Confira as características das cidades que formam a AMESC

Localização geográfica estratégia
O Centro Paulista está no centro geodésico do estado de São Paulo, a 250 km da cidade de São Paulo (SP). Servido pela maior e melhor malha de rodovias brasileiras, coloca-se equidistante dos grandes centros de consumo do País. Em um raio de aproximadamente 650 km está a concentração do PIB do Brasil e a maior renda per capta do país (Curitiba, 622 km; Rio de Janeiro, 656 km e Belo Horizonte, 619 km). Esse fato ganha relevância na análise dos empreendedores que buscam instalar seus centros de distribuição na região, uma vez que a eficiência da logística da recepção de suprimentos e no escoamento da produção são fatores que levam a ganhos de produtividade.

Desenvolvimento com sustentabilidade
Os índices de desenvolvimento humano (IDH) das cidades do Centro Paulista estão entre os melhores do País, entre 0,78 e 0,84, confirmando a responsabilidade histórica da região com setores essenciais que tem proporcionado o desenvolvimento econômico sustentável.

Celeiro de talentos
A região é fortemente caracterizada pela concentração de instituições de ensino e pesquisa, com centros de excelência na formação de recursos humanos para o País. Por ter essas características bem aguçadas, a cidade de São Carlos é reconhecida como “Capital da Tecnologia” e também como “Cidade do Conhecimento”. Em todas as cidades que compõe a região existem instalações educacionais que atendem desde o ciclo básico até a pós-graduação e pesquisa avançada. Na fronteira do conhecimento estão: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Estadual Paulista (UNESP); Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo); Universidade Paulista (UNIP); Centro Universitário de Araraquara (Uniara); Centro Universitário Central Paulista (UNICEP); para citar algumas.

Escolas Técnicas
Com os recentes investimentos dos governos federal e estadual na formação de técnicos e tecnólogos em São Paulo, também, essa região recebe grandes investimentos nesse setor, quer seja na instalação de novas escolas e institutos de formação, quer seja na ampliação do número de cursos e oferta de vagas.

Parques Tecnológicos
A região atualmente conta com dois Parques Tecnológicos, que integram o Sistema de Parques Tecnológicos do Estado de São Paulo.

O Science Park abriga laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de empresas de base tecnológica (EBT's). O Parque Eco-Tecnológico Damha está em fase de implantação e prevê infraestrutura completa para instalação de empresas de pequeno, médio e grande porte de base tecnológica. Com um milhão de metros quadrados, tem apoio de órgãos de fomento do Governo Federal, da Prefeitura de São Carlos e de diversas Universidades e Institutos de Pesquisa. O Parque Eco-Tecnológico abrigará o CITESC - Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos.

Variedade na matriz energética
A região Centro Paulista é atendida tanto por fontes de energia térmica (gás natural) quanto por energia elétrica. Sua proximidade de refinaria (Paulínia) e das distribuidoras de combustíveis faz com que o custo dos combustíveis mantenha-se sempre entre as menores médias praticadas no Brasil.

Cidade da Energia
A Cidade da Energia é um projeto estratégico para o Brasil. O projeto, cujo caráter inovador é o de estruturar um centro coordenador e irradiador das informações científicas, tecnológicas e comerciais para produtos e processos que embasam o novo paradigma energético. O objetivo da Cidade da Energia é o de disponibilizar espaço físico para a irradiação de conhecimento científico, tecnológico e comercial, centrado no processo de geração de energia limpa e renovável. Este projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal, Governo Federal, Embrapa, ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

Recursos Hídricos
Localizados sobre o aquífero Guarani e fartamente cortada por rios caudalosos, a região está servida permanentemente com água em quantidade e qualidade adequadas ao desenvolvimento das atividades humanas, com gestão pública consorciada que garante a perenidade desse item fundamental também a manutenção de todas as atividades econômicas da região.

Segurança Pública
As tecnologias e políticas sociais observadas pelos setores públicos envolvidos nessa questão, aliados aos investimentos dos municípios na prevenção (defesa civil) e apoio material para o bom funcionamento das polícias (incluído Corpo de Bombeiro), resultaram em índices de criminalidade muito baixos se comparados aos grandes centros urbanos e, até mesmo, em níveis registrados apenas nos países mais desenvolvidos.

(11/05/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos