Vídeo-monitoramento PDF Imprimir E-mail
gabinete-seguranca-siteBarba anuncia licitação para vídeo-monitoramento de São Carlos durante reunião do GGIM

O prefeito Oswaldo Barba participou, no final da tarde de segunda-feira (2), da reunião do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada do Município). A reunião serviu para que as forças de segurança analisassem os índices de violência de São Carlos. Na oportunidade, Barba anunciou que está em andamento a licitação para a implantação do sistema de vídeo-monitoramento.

O governo federal liberou R$ 795.480,00 para a criação de uma central de monitoramento por câmeras, que vai auxiliar os órgãos de segurança do município. Nesse valor estão inclusos os R$ 16 mil que a Prefeitura investirá como contrapartida. Ao todo serão instaladas na cidade 20 unidades em pontos de grande fluxo de pessoas, como centros comerciais e bancos. A central, que terá a coordenação da Prefeitura, também auxiliará órgãos como Secretaria de Transporte e Trânsito, para detectar possíveis pontos de congestionamento na cidade, e Defesa Civil em ocorrências que necessitem de intervenção dos agentes do departamento. Esse convênio busca melhorar o funcionamento do GGIM, instalado no Programa de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, do Ministério da Justiça. “A liberação desse recurso é fruto da adesão de São Carlos ao Pronasci e, certamente, o vídeo-monitoramento será um instrumento de auxílio às polícias e aos órgãos municipais com o intuito de oferecer segurança ao cidadão”, informou o prefeito Barba durante a reunião.

O secretário de Governo, João Pedrazzani, explicou que os envelopes com as propostas serão recebidos e protocolados até as 9h do dia 19 de maio.

Resultados
O secretário de Governo aproveitou para agradecer a atuação das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal. Em conjunto, as forças de segurança têm atuado na região em que se encontram os moradores em situação de rua. O trabalho, que se concentrou na região da Baixada do Mercado, tem apresentado resultados satisfatórios, segundo as autoridades. “A Secretaria de Cidadania e Assistência Social realiza um trabalho de acolhimento e oferece condições para que os moradores voltem ao convívio dos familiares”, ressalta.

O capitão Paulo César Belonci, comandante da 1.ª Companhia do 38.º Batalhão da Polícia Militar, fez uma explanação sobre o índice de criminalidade em São Carlos.

De acordo com Belonci, houve um aumento no índice de crimes no primeiro trimestre, principalmente os casos de roubo, mas que “as autoridades policiais estão fazendo trabalho intensivo e já estão sendo colhidos resultados satisfatórios durante o mês de abril com a finalidade de diminuir esse tipo de crime”.

As polícias estimularam a Prefeitura a intensificar a campanha “não dê dinheiro como esmola”, além de apoiar estudos e ações que minimizem o problema de drogas envolvendo jovens em São Carlos.


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos