Maternidade prolongada
Maternidade prolongada PDF Imprimir E-mail
maternidade-siteEm dois anos, 184 servidoras tiveram licença maternidade de 6 meses

Segundo o Ministério da Saúde, um bebê deve ter como alimentação apenas o leite materno até o sexto mês de vida. Neste sábado (19), a Prefeitura de São Carlos comemora dois anos de implantação da licença maternidade de 6 meses, instituído em 19 de março de 2009. Até hoje 184 servidoras foram beneficiadas e puderam ficar dois meses a mais com os seus filhos.

Liz Fernanda Butignon, servidora municipal, foi uma das primeiras a ter licença de 6 meses e garante que o acréscimo de tempo faz diferença com o bebê. “Estes dois meses fizeram toda a diferença. Pude amamentar meu filho por 6 meses como é o recomendado, com 4 meses, o nenê ainda é muito pequenino”, comenta. São Carlos está entre as primeiras cidades que implementaram a licença maternidade de 6 meses.

“Para as mulheres e seus filhos a licença de 6 meses foi fundamental, porque gera bem estar às servidoras e, consequentemente, às crianças, que serão mais saudáveis”, ressalta o prefeito Oswaldo Barba.

O deputado federal e ex-prefeito de São Carlos, Newton Lima, ressaltou, durante as comemorações dos 10 anos da Casa Abrigo, o fato de São Carlos ser um dos primeiros municípios a incorporar dois meses a mais na licença maternidade. “Barba está entre os primeiros prefeitos a implantar a licença-maternidade de 6 meses no Brasil”, esclarece.

Leite materno
O leite materno é o alimento natural para os bebês. Ele fornece toda a energia e os nutrientes que o recém-nascido precisa nos primeiros meses de vida, porém seus benefícios continuam a proporcionar nutrientes após o período de amamentação. O leite materno promove o desenvolvimento sensorial e cognitivo da criança, além de protegê-la contra doenças crônicas e infecciosas.

A amamentação exclusiva reduz a mortalidade infantil por enfermidades comuns da infância, como diarréia e pneumonia, e ajuda na recuperação de enfermidades. Crianças alimentadas com leite materno normalmente dobram de peso do nascimento até os seis meses. A amamentação materna também evita riscos de contaminação por bactérias, além de não ter custo algum para a família.

(18/03/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos