BARBA SERÁ PATRONO DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA DA TERRA PDF Imprimir E-mail
O prefeito Oswaldo Barba foi convidado para ser o patrono da primeira turma de Pedagogia da Terra oferecido pela UFSCar em parceria com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O convite aconteceu dia 13 de fevereiro por uma comissão de alunos que representou a turma “Helenira Resende” acompanhada do professor e coordenador do curso, Luiz Bezerra Neto. A formatura ainda não tem data prevista, mas será no final deste ano.

Oswaldo Barba foi escolhido como patrono da turma por ser o responsável pela criação e implantação do curso Pedagogia da Terra enquanto ainda era reitor da UFSCar, desempenhando papel decisivo para a efetivação do curso. “Fiquei muito emocionado com o convite e aceitei prontamente. O esforço desses alunos é um exemplo para todos nós”, disse o prefeito Oswaldo Barba.

Os 41 formados fazem parte do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST), Federação da Agricultura Familiar (FAF), Organização de Mulheres Quilombolas do Estado de São Paulo (OMAQUESP) Federação dos Trabalhadores Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (FERAESP).

A turma teve duração de quatro anos com o objetivo de formar alunos para atuarem com autonomia na concepção, elaboração e implementação de projetos de ensino-aprendizagem, tanto no âmbito escolar quanto no âmbito comunitário mais amplo.

Curso
A Licenciatura Plena em Pedagogia foi ministrada utilizando o método de alternância, ou seja, as aulas estruturam-se em períodos de tempo que os alunos passam na Universidade, alternados com outros períodos em que eles permanecem na comunidade, ou assentamento, de origem. As diferentes atividades são desenvolvidas com apoio pedagógico dos responsáveis pelo curso, de forma que o aluno possa levantar situações vivenciadas na realidade familiar, buscar novos conhecimentos para explicar, compreender e atuar, partindo do senso comum para construir o conhecimento científico.

O curso foi criado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O Pronera foi criado em 1998, por meio da reivindicação organizada dos movimentos sociais do campo, com o objetivo de desencadear um amplo processo de promoção da educação nos assentamentos da Reforma Agrária, por meio da elaboração e implementação de ações em todos os níveis de ensino. Em 2001, o Programa foi integrado ao Incra.

(01/03/2011)


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