TELEFONIA LIDERA RECLAMAÇÕES NO PROCON EM 2010
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O Procon, órgão de proteção de defesa do consumidor, ligado à Secretaria Municipal de Governo, registrou 25.660 atendimentos em 2010. O setor de serviços privados, que inclui as telefonias fixa e móvel, respondeu por 20,9% dos atendimentos, entre consultas, reclamações e orientações.

O setor de produtos, que contempla defeitos e falta de reparos necessários, dentro do tempo hábil, apresentou, curiosamente, o mesmo número de atendimentos do segmento de telefonia,  ou seja, 5.383 ou 20,9%.

Os assuntos financeiros, que tratam de cartões de crédito, financiamento e liquidação antecipada registrou 4.771 atendimentos (18,5%) do total.

A diretora de Defesa do Consumidor, Juliana Rossi Carmona, conta que o Procon emitiu no ano passado 4.094 notificações a fornecedores de produtos e 70,5% delas atenderam aos anseios do consumidor.

“O Procon tem buscado melhorar as informações e o atendimento à população visando a efetiva proteção e defesa dos direitos dos consumidores”, confirma.

Menores índices

O Procon, ainda, realizou 237 audiências de conciliação. Segundo o balanço, o setor que apresentou menor índice de atendimento foi o de alimentação com 12 consultas e apenas 1 reclamação.

Habitação (234 consultas e 1 reclamação) e Saúde (192 consultas e 18 reclamações) completam essa lista.

(21/01/2011)


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