EM TRÊS MESES, PREFEITURA CONSTRÓI SARJETÕES EM SEIS BAIRROS PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos está executando obras em diferentes regiões da cidade para melhorar o sistema de drenagem superficial de água. Entre o período de outubro à dezembro deste ano, oito sarjetões de concreto foram construídos pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, totalizando aproximadamente 175m² de área implantada, nos bairros: Jardim das Torres, Vila Boa Vista, Planalto Paraíso, Jardim Alvorada, Azulville e Vila Nery.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli, estes sarjetões de concreto armado direcionam as águas pluviais e até mesmo de lavagem de quintais e das ruas para as bocas de lobo ou áreas próprias para lançamento, evitando que a água se espalhe sobre a rua, provocando o desgaste prematuro do pavimento e até a abertura de buracos, principalmente nos cruzamentos de vias.

“Por exemplo, o sarjetão implantado na Vila Boa Vista, no cruzamento da rua Luis Carlos de Arruda Mendes com a rua Theodureto de Camargo eliminou os problemas de desgaste do pavimento e de água empoçada sobre a rua que há muito tempo preocupavam moradores e comerciantes daquela região. Nós também resolvemos um problema semelhante no Jardim das Torres, no final da rua Dr. Gipsy Garcia Ferreira. Um sarjetão antigo e danificado causava muito transtorno para as pessoas. Nós implantamos um novo no local e nas próximas semanas nós faremos serviços complementares para melhorar o pavimento da área adjacente e a remoção do antigo sarjetão”.

Segundo Nivaldo, a escolha dos locais para execução desta obra e o perfil do sarjetão implantado depende de critérios técnicos que levam em conta o fluxo de água, a geometria das ruas e o tipo de tráfego do local.

Novas Obras

Para o início de 2011, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos já está programando a execução de mais 10 sarjetões para eliminar problemas em alguns pontos críticos dos bairros Jardim Munique, Vila Nery, Residencial Itamaraty, Jardim Gonzaga, Parque Santa Felícia, Jardim Ricetti e no Centro.

Colaboração
Nivaldo ressalta que este tipo de obra é muito importante, porém, durante a sua execução, é preciso contar com a colaboração dos moradores da região. “Para garantir as propriedades de resistência e durabilidade do sarjetão de concreto, é preciso respeitar o tempo de cura do concreto. De maneira simplificada, a cura é o processo onde o concreto adquire resistência, por meio da reação do cimento contido em sua mistura. E esse processo leva de 21 a 28 dias para finalizar. É necessário manter a rua sem tráfego de veículos. Por este motivo é importante a colaboração dos munícipes, para que depois todos possam usufruir dos benefícios deste serviço executado”, finalizou o secretário.

Sarjetao---antes-1 Sarjetao---depois-1
Antes Depois
Sarjetao---antes-2
Sarjetao---depois-2
Antes Depois




(29/12/2010)