Show da vida PDF Imprimir E-mail
Mico Leão Preto nasce no Parque Ecológico de São Carlos
A espécie é uma das mais ameaçadas do mundo

Após anos de trabalho intenso, o Parque Ecológico de São Carlos comemora o nascimento de um dos animais mais ameaçados do mundo: o Mico Leão Preto.

Segundo o administrador do parque, Fernando Magnani, o filhote nasceu há cerca de um mês, de um casal alojado no setor interno do parque. “Ele está em boas condições de saúde e não desgruda dos pais”, observou.

Magnani explicou que o Mico Leão Preto (Leontopithecus crysopygus), pequeno primata praticamente negro, é primo próximo do famoso Mico Leão Dourado (Leontopithecus rosalia). A espécie é endêmica (só ocorre) nas matas do interior do Estado de São Paulo, matas que foram reduzidas a menos de 10% da cobertura original. “Se você pensar em primatas ameaçados no Brasil, nenhum ganhará em risco do Mico Leão Preto. Este paulista corre sério risco de extinção e por isto nós consideramos uma grande vitória o nascimento deste filhote”, explica Magnani, que também é biólogo.

Ele salientou também que o Mico Leão Preto, assim como outros animais em extinção, está desaparecendo devido a caça predatória e a destruição da natureza. “Estas ações do homem estão conduzindo à extinção diversas espécies de plantas e animais”, avalia o biólogo.

Sobre a situação do Mico Leão Preto, Magnani afirma que até pouco tempo, a União Internacional para Conservação da Natureza listava o animal como um dos 25 primatas mais ameaçados do mundo. “Porém, o Mico Leão Preto foi retirado da lista neste ano porque outras espécies ao redor do mundo pioraram”, comentou.

Para ele, o nascimento deste filhote comprova a importância dos zoológicos como mais uma ferramenta de auxílio à conservação das espécies. “Esforços e sucesso na manutenção e reprodução em cativeiro, como o conseguido pelo Parque Ecológico de São Carlos, apresentam uma luz na delicada situação da espécie em vida livre. Assim como ocorreu com o Mico Leão Dourado, com a soltura em vida livre de animais que nasceram em cativeiro, nós podemos pensar no mesmo para o futuro do Mico Leão Preto”.

Elogios
O nascimento do filhote do Mico Leão Preto recebeu elogios da Sociedade de Zoológicos do Brasil (SZB). “Na qualidade de Presidente da Sociedade de Zoológicos do Brasil parabenizo a direção, técnicos e funcionários do Parque Ecológico de São Carlos por esta grande conquista em prol da conservação ex-situ de espécies da fauna selvagem brasileira”, declarou o presidente da entidade e diretor do Zoológico de Bauru, Luiz Antonio da Silva Pires.

Segundo Mangnani, o próximo desafio do Parque Ecológico Municipal de São Carlos será conseguir recursos e apoio para a construção de um novo recinto exposto ao público para abrigar esta e outras espécies ameaçadas da Mata Atlântica.

(26/11/2010)