Tesouros Vivos PDF Imprimir E-mail


Prefeito presta homenagem para Tesouros Vivos de São Carlos

Na noite desta quinta-feira (25), o prefeito Oswaldo Barba prestou homenagem a 10 pessoas que se destacaram por sua história na comunidade negra de São Carlos. A solenidade foi realizada no auditório Bento Prado, no Paço Municipal, e reuniu autoridades como o vice-prefeito Emerson Leal, a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social Rose Mendes, o vereador Ditinho Matheus, representantes do Conselho da Comunidade Negra, do Núcleo Estudos Afro-Brasileiro (Neab/UFSCar) e familiares dos homenageados.

Segundo a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, “a comissão formada por representantes da Prefeitura, do Conselho da Comunidade Negra e do Neab indicaram com muito carinho o nome das pessoas que receberam a homenagem de tesouros vivos nesta noite”.

Para o prefeito Barba, este evento é muito significativo. “Temos que homenagear pessoas que têm uma história importante na cidade, independente da raça. No caso desta homenagem, vocês foram escolhidos pelo papel que desempenharam na cidade, atuando principalmente para diminuir este preconceito odioso que ainda existe em nosso país”.

Lembrando que foi o reitor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), o prefeito Barba afirmou ter muito orgulho de ser o reitor que implantou uma das políticas mais ousadas nas universidades federais que foi o sistema de cotas (sistema de reserva de vagas para vestibulandos da rede pública, negros e indígenas). “E como prefeito, posso dizer que São Carlos também se destaca pela sua ousadia. Recentemente nossa cidade foi a única a receber um prêmio da Fundação Abrinq pelo trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes. Agora, nós queremos ser premiados pelas políticas implantadas para a promoção da igualdade racial. Tenho certeza que nós podemos e vamos avançar”, finalizou o prefeito.

Homenageados
Esta homenagem foi criada pela professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva do Neab/UFSCar para homenagear as pessoas que contribuíram para a história do Movimento Negro de São Carlos. Nesta edição foram selecionados pessoas da comunidade negra que se destacaram por sua contribuição na área acadêmica, artística, política e nos movimentos sociais nas décadas de 1970 e 1980.

Os homenageados de 2010 foram: Izael Teixeira, Diva Coelho, Gessi dos Santos, Ricardo dos Santos (homenagem póstuma), Luis Carlos Germano, Euclides de Jesus, Benedito Guimarães, Maria do Carmo de Sousa, Odila de Lima Cândido e João de Oliveira.

(26/11/2010)