PREFEITURA PROMOVE SEMINÁRIO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER PDF Imprimir E-mail
Nesta quinta-feira (25) considerado o Dia Internacional de Não-Violência Contra as Mulheres, a Prefeitura de São Carlos promoveu um debate regional no auditório Bento Prado, no Paço Municipal.

Com o tema “Mulheres negras e a mídia: violência física e simbólica”, o 2º Seminário Regional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher foi realizado para capacitar servidores públicos da Prefeitura de São Carlos e de todas as cidades da região central.

A abertura da solenidade contou com a presença do vice-prefeito Emerson Leal, da diretora Tânia Castilho, representando a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, da vereadora Laíde Simões, da presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Mirlene Simões Severo e do chefe de divisão de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, José Ricardo Marques dos Santos.

Segundo o vice-prefeito Emerson Leal, a importância deste seminário é muito grande, já que o país ainda registra milhares de situações de discriminação. “No Brasil, a cada 15 segundos acontece algum tipo de violência contra a mulher. Além disso, infelizmente, a diferença salarial entre homem e mulher que desempenham a mesma função ainda é grande. É por estes motivos que a Prefeitura de São Carlos desenvolve uma série de iniciativas para atender as mulheres. E nesta manhã eu fico muito feliz de participar de um evento que aborda esta questão e tem o objetivo de esclarecer a sociedade”.

Segundo a diretora Tânia Castilho, este seminário faz parte do projeto “Tecendo a Rede e Construindo a Cidadania das mulheres são-carlenses” que tem o objetivo de estruturar a rede de serviços e programas de atenção às mulheres em situação de violência em São Carlos e capacitar profissionais que atuam nas cidades da região central do Estado.

De acordo com a chefe de Divisão de Políticas para as Mulheres Raquel Auxiliadora dos Santos, este projeto é financiado pelo Governo Federal com verba de R$ 150 mil.

O evento
Neste seminário foram realizadas duas palestras. A primeira sobre o tema “Mulheres negras: violência e resistência” que foi ministrada pela coordenadora pedagógica da ONG Instituto de Educação e Cidadania Plural Vila Bela e Conselheira da Comunidade Negra do Estado de São Paulo professora Silvia Helena Seixas.

A outra palestra abordou o tema: “A mídia e a Violência contra as mulheres” e foi ministrada pela doutora em Sociologia pela Unesp, coordenadora do curso de comunicação social (habilitação em Jornalismo) das Faculdades COC de Ribeirão Preto professora, Andréa Túbero Silva.

(25/11/2010)