BLACK RIO BATE-PAPO E FAZ SHOW NESTE SÁBADO PDF Imprimir E-mail


Movimento Black Rio é tema de bate-papo musical

A Banda Black Rio, que irá se apresentar em comemoração ao aniversário de 153 anos de São Carlos, realizará um bate-papo informal com músicos a partir das 16 horas no Centro Cultural Afro “Odette dos Santos” com o objetivo realizar trocas de experiência.

São esperados artistas da área musical da cidade e região e o tema inicial será o álbum “Maria Fumaça” do grupo que foi lançado em 1977 e promoveu uma revolução na MPB juntamente com o movimento Black Rio.

Estes trabalhos do grupo representam uma mudança de pensamento que foi, além da música, dando origem ao Movimento Black Rio, inspirado no grupo Panteras Negras (Black Panters) aliado à influência da sonoridade da música negra americana (de ícones como James Brown, Marvin Gaye e Quincy Jones) e africana (Fela Kuti, Manu Dibango, entre outros) e a mistura de ritmos brasileiros (especialmente o samba).

Contemporâneos da Banda Black Rio, Tim Maia, Jorge Ben, Toni Tornado, Gerson King Combo, Hyldon, Cassiano e Carlos Dafé estremeceram os amantes da música dançante com sua mistura de funk, soul e samba consolidando o Movimento Black Rio na década de 1970 e tudo isto será tema da conversa do grupo com os artistas de São Carlos e região fazendo referência à semana da Consciência Negra.

A apresentação da banda acontecerá no sábado (13) na Praça Coronel Salles a partir das 19h.

A Banda
O grupo foi criado em 1976 com repertório fundamentado na música funk misturada com samba, jazz e ritmos brasileiros. A banda já gravou quatro discos (“Maria Fumaça”, "Gafieira Universal", "Saci Pererê" e "Movimento") que tiveram grande aceitação da crítica internacional. Além de composições próprias, a Banda Black Rio gravou suas versões para músicas como “Na Baixa do Sapateiro” (Ary Barroso), “Casa Forte” (Edu Lobo), etc. Comparada a outros grupos de soul-funk estrangeiros como Kool And The Gang e Earth, Wind And Fire, a Banda Black Rio desenvolveu a soul music instrumental brasileira e acabou virando objeto de culto nas pistas de dança da Inglaterra em meados da década de 80.

(11/11/2010)