SAIBA POR QUE O SAMU ESTÁ ENTRE OS MELHORES
SAIBA POR QUE O SAMU ESTÁ ENTRE OS MELHORES PDF Imprimir E-mail


SAMU de São Carlos está entre os três melhores do país

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – São Carlos) é referência nacional e está entre as três melhores unidades do país. O ranking da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde considerou os serviços prestados por unidades de 151 municípios brasileiros.

O SAMU de São Carlos apresentou excelentes condições de infraestrutura e recursos humanos. A unidade do município conta com 100% dos profissionais concursados, importantes investimentos da Prefeitura em equipamentos e recursos humanos, manutenção regular das 14 ambulâncias, informatização de recebimento das chamadas, pactuação de atendimentos com a Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, integração da comunicação via rádio, tempo resposta de 8 minutos em média na chamada e Núcleo de Educação em Urgência (NEU) ativo.

O prefeito Oswaldo Barba destacou a importância do SAMU para o município. “Mais uma vez, a preocupação com a saúde da nossa população é reconhecida por um órgão federal”, frisou. “Os profissionais do SAMU prestam um serviço fundamental e ajudam a salvar vidas”, afirmou.

O Governo Federal mantém investimentos contínuos nos serviços do SAMU. A coordenadora médica do SAMU-São Carlos, a médica Paola Moreira Lopes, e a enfermeira Carla Roberta Sola, responsável pelo Núcleo de Educação em Urgência do SAMU e UPA 24 horas, acabam de participar do curso de capacitação de tutores do SAMU e do atendimento pré-hospitalar fixo de todo o país.

As tutoras de São Carlos serão agentes multiplicadoras do conhecimento adquirido com aulas práticas e teóricas e vídeo-conferência no Núcleo de Educação em Urgência (NEU), localizado na base do SAMU. A segunda fase de capacitação começa na terça-feira (28) destinada ao treinamento de auxiliares, técnicos de enfermagem e condutores de ambulâncias. Na terceira fase, médicos e enfermeiros das equipes avançadas recebem treinamento. Na última etapa, será a vez dos profissionais do atendimento pré-hospitalar fixo. 

O treinamento está dividido em 15 módulos, num período de 12 meses abordando atuação das Urgências e Emergências como biosegurança, emergências pediátricas, neonatológicas, obstétricas, trauma, cardiologia, emergências clínicas, metabólicas e de natureza psiquiátrica, múltiplas vítimas, resgate, transporte aero médico, gestão, entre outros.

A capacitação é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo com o objetivo de melhorar e padronizar a qualidade do atendimento em ambulâncias e Unidades de Pronto Atendimento no país.

(24/09/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos