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Encontro busca fortalecer comunidades de aprendizagem em São Carlos

A Prefeitura de São Carlos, com o apoio do Núcleo de Investigação e Ação Social Educativa (Niase) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizou, na última sexta-feira (10), no Teatro Florestan Fernandes, o 3º Encontro de Comunidades de Aprendizagem e o 1º Encontro Municipal que trata do tema.

O objetivo do encontro foi fortalecer as três escolas da cidade que são Comunidades de Aprendizagem - Emebs Antonio Stela Moruzzi, Janete Martinelli Lia e Dalila Galli - e aprofundar a compreensão sobre as práticas de aprendizagem dialógica. Comunidades de Aprendizagem é uma proposta educativa desenvolvida no Brasil desde 2003.

A base que norteia as comunidades de aprendizagem é o conceito de aprendizagem dialógica, desenvolvido pelo CREA (Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades da Universidade de Barcelona/Espanha).

“A partir deste conceito, a aprendizagem acontece, principalmente, por conta das interações que se estabelecem entre as pessoas, e da reflexão gerada a partir do diálogo entre elas”, afirmou a secretária de Educação, Lourdes Moraes.

Cronologia - A Emeb Antônio Stella Moruzzi foi a primeira Comunidade de Aprendizagem brasileira proposta em 2003. Em 2005 a Emeb Janete Maria Martinelli Lia se transformou em Comunidade de Aprendizagem e em 2006 foi a vez da inserção da Dalila Galli.

“Das três unidades de ensino que se transformaram em Comunidades de Aprendizagem, todas apresentam relatos de melhora do ensino e da convivência na escola”, explicou Lourdes.

“Com a adesão das escolas, diversas atividades podem e são desenvolvidas nas Comunidades de Aprendizagem, todas almejando máxima qualidade de aprendizagem e convivência respeitosa entre as pessoas. Há, porém, algumas atividades, que são desenvolvidas em todas as comunidades, pois apresentam resultados imediatos nos índices acadêmicos e de melhora de convívio”, confirma a Secretária de Educação.

Das atividades adotadas nos estabelecimentos de ensino se destacam a Biblioteca Tutorada, com o atendimento no horário contrário às aulas para apoiar crianças, jovens e adultos em suas tarefas de casa, pesquisa e leitura; Grupos Interativos em que são compartilhadas experiências de aprendizagem, entre outras experiências.

Articulações
Desde 2009, a Secretaria Municipal de Educação tem buscado uma maior articulação entre o governo municipal e a proposta desenvolvida nas escolas, entendendo o programa como uma política pública desenvolvida pelo município.

Em 2010, a gestão municipal incorporou a proposta de Comunidades de Aprendizagem como uma política pública desenvolvida por São Carlos.

(13/09/2010)
 
 

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