SÃO CARLOS QUER ESTIMULAR EXPORTAÇÃO PDF Imprimir E-mail
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli, participou, na quinta-feira (2), no Palácio do Comércio, da apresentação do projeto Exporta para Crescer, que será motivo de seminário no dia 23 de setembro, no Hotel Quality Anacã, em São Carlos.

O encontro quer estimular a participação de micros, pequenos e médios empresários da cidade e da região a exportar seus produtos. O coordenador do projeto Exporta São Paulo, José Cândido Senna, esteve presente ao evento. Ele destacou que o Estado de São Paulo exporta entre US$ 42 e US$ 45 bilhões por ano. Desse valor, São Carlos responde por US$ 300 milhões exportados, mas acredita que a cidade tenha capacidade de aumentar esses valores. "O incremento da base de exportações é buscada por meio da inclusão do pequeno e do médio produtor nesse índice de exportações", acredita.

Senna comentou que atualmente São Carlos exporta 21% da sua capacidade produtiva e importa cerca de 40%. "O câmbio favorece a empresa a adquirir insumos, o que é interessante, mas devemos concentrar esforços no aumento da porcentagem de exportações", frisa.

O presidente da Acisc, José Eduardo Casemiro, confia que o seminário servirá "como uma oportunidade do empreendedor adquirir conhecimento, pois, na maioria das vezes, o empresário desconhece os caminhos para entrar no mercado de exportações".

O gerente regional do Sebrae, Fábio Bonassi, espera que o seminário atualize quem já trabalha para o mercado externo e traga conhecimento a quem deseja se inserir nesse segmento. "O Sebrae conta com uma rede de apoio, que abre caminhos de orientação às novas empresas que pretendem exportar seus produtos", destaca.

Base Tecnológica
Martinelli ressalta que São Carlos tem importantes Empresas de Base Tecnológica (EBTs), que agregam valor às exportações. "Atualmente, São Carlos conta com cerca de 73 empresas que exportam seus produtos, sejam de pequenos ou grandes volumes, e esse seminário, certamente, vai despertar o interesse em outras empresas que podem agregar valor ao seu produto em função das exportações", encerra.

(03/09/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos