PROFESSOR DA UNESCO CONHECE FUNCIONAMENTO DO SAAE PDF Imprimir E-mail
profmaarten-siteO Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), autarquia da Prefeitura, recebeu nesta segunda-feira (31) a visita do professor Maarten Blokland, do Institute for Water Education (Instituto de Educação para a Água) da UNESCO. O Instituto, que foi estabelecido em 2003, realiza pesquisa, ensino e atividades de reforço das capacidades de gerenciamento nos domínios da água, meio ambiente e infraestrutura.

Com sede em Delft, na Holanda, o instituto é o maior estabelecimento de ensino sobre água no mundo. É a única instituição do sistema das Nações Unidas autorizada a conferir, em seu nome, graduação (Master of Science) em sua área de atuação.

O Instituto está representado em São Carlos pelo professor Maarten, acompanhado do professor Tadeu Fabrício Malheiros do Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP-São Carlos, que desenvolve um projeto com alunos de pós-graduação na área fornecimento de água para pessoas mais carentes.

Durante a visita, representantes do SAAE expuseram, ao professor e aos mestrandos da USP, a forma de sua administração dos serviços de água e esgoto, o trabalho de assistência social desenvolvido por seus servidores, os dados de produção e fornecimento de água para a população, além da tecnologia disponibilizada atualmente, como seu Sistema de Telemetria On-line e GIS.

Parceria
Segundo o professor Blokland, o projeto tem pesquisa aplicada em três continentes (América Latina, África e Ásia). Tem ainda a colaboração de instituições acadêmicas, de operadores/reguladores de água, associações de serviços públicos de água e profissionais em intercâmbio de conhecimento e experiência.

No Brasil, já conta com a USP, a SABESP e a ARSESP. O professor fez um convite ao SAAE para participar do projeto como parceiro, disponibilizando as ações e ferramentas utilizadas pela autarquia e estabelecendo um intercâmbio entre os participantes dos diversos países componentes do projeto.

Para o presidente da autarquia, Eduardo Cotrim, este tipo de parceria com universidades e instituições de pesquisa já é realizado pelo SAAE e poderá ser estendido também a este projeto desenvolvido pela Unesco. “O SAAE tem participado de diversas parcerias com Universidades e outras instituições. No caso desse projeto da UNESCO, voltado para acelerar o acesso à água tratada da população em países mais pobres e também nos emergentes, São Carlos tem uma experiência exemplar a oferecer” comentou Cotrim.

(01/06/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos